Voluntariado

Trabalho voluntário em Israel: como participar

Gabrielly Damasceno Araujo
Escrito por Gabrielly Damasceno Araujo em 12 de junho de 2020

Sabia que pelo programa Volunteers World Brazil, você pode passar mais de 8 meses em Israel? O melhor é que além de morar no país, você ainda pode ajudar voluntariamente na ONG, e aprender toda a cultura do lugar. Para saber como funciona, separamos uma matéria cheia de dicas para você iniciar o seu trabalho voluntário. É só rolar pra baixo e começar a ler

Volunteers World Brazil é uma ONG que auxilia no programa de voluntariado, fundada em 2016 pela Paola Carvalho. Através do programa, você pode se candidatar a trabalhos com autistas, idosos, em hospitais, pessoas com deficiências, clínica de reabilitação, entre outros. Nada melhor do que fazer o bem, e ainda adquirir toda essa experiência, né? Para te ajudar a saber como iniciar na ONG, veja o passo a passo:

1 Inscrição

Em primeiro plano, você vai acessar o site: https://www.vwbrazil.org/programa-volunteers-world-brazil.html. Pelo portal, você irá realizar todas as etapas da inscrição, mas vale lembrar que a ONG cobra um valor de mais ou menos 300 dólares (em média de 1440 reais) para agilizarem o seu processo. Pagando esse valor, o programa vai te ajudar a tirar o visto (que é de trabalho voluntário) e a escolher a unidade na qual você vai ficar. Lembrando que esse processo você pode até fazer sozinho(a) mas será um pouco mais trabalhoso, ainda mais se é sua primeira experiência.

Você precisa ter todos os documentos necessários, incluindo atestado médico (tem que ser em inglês, caso o médico não saiba escrever, você pode fazer uma declaração juramentada em inglês) e atestado de antecedentes criminais (do mesmo jeito que o atestado médico). Com todos os documentos certos e os formulários preenchidos, você está apto para ingressar no seu voluntariado.

Requisitos

  • Ter entre 18 a 60 anos
  • Ter o inglês intermediário (não precisa dominar, é mais pra comunicação)
  • Disponibilidade de 8 meses a 1 ano (não tem como ser em menos de 8 meses)
  • É necessário fazer o seguro saúde (o seguro pode ser parcelado ou pago à vista)
  • É obrigatório (assim como em qualquer viagem estrangeira) comprar passagem ida e volta

Benefícios

Agora vamos para uma parte bem importante: como irá funcionar sua estadia no local. Pra facilitar, vamos listar:

  • Moradia – A ONG é responsável pela sua hospedagem. Você não irá pagar nada, e ainda terá tudo de necessário, como: papel higiênico, fogão, cama, máquina de lavar roupa, utensílios de cozinha, entre um monte de coisas. É importante dizer que a maioria dos quartos você terá que dividir com algum outro voluntario, mas tem unidades que você pode ficar em um quarto sozinho(a)
  • Alimentação
  • Ajuda de custo – Tem unidade que pode te pagar 700 shelks (em torno de 793 reais). Recebendo esse auxílio, você pode comer apenas quando terminar o seu trabalho. Entretanto, tem unidades que pagam 1350 shelks (em torno de 1530 reais) mas você apenas poderá comer durante o seu trabalho, após o término não é permitido.

São em média de 35 a 39 horas semanas de trabalho, com duas folgas na semana. Durante a sua folga, você pode viajar, passear, fazer o que quiser. Para sair do país, você paga uma taxa no ministério e pode ir tranquilamente. Para conhecer a Grécia por exemplo, a passagem custa cerca de 300 a 350 shelks.

Então, o que você está esperando? Acesse logo o site e faça sua inscrição. Trabalho voluntário te abre portas para muitas coisas boas, garanto que é bastante enriquecedor fazer parte desse processo. Caso Israel não seja o seu país preferencial, temos matérias sobre trabalho voluntário em outros países, é só clicar aqui. Até a próxima pauta pessoal 🙂

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Quem Somos

“Somos um site pra você chamar de seu.

O Meu Intercambio é o seu lugar de saber mais sobre a vida no exterior e também compartilhar vivências da sua viagem.

Torne o seu sonho realidade e viva sem fronteiras.”