Trabalhar no Exterior

Tudo o que você precisa saber sobre trabalhar no Uruguai

Caroline Freitas
Escrito por Caroline Freitas em 8 de abril de 2021

Se você pensa em trabalhar no Uruguai, então confira a matéria completa do Meu Intercâmbio para tirar dúvidas sobre como conseguir um emprego no país e residir nele legalmente.

Fonte: El Cronista

O Uruguai é um país sul-americano, banhado pelo Oceano Atlântico, com fronteiras com o Brasil e a Argentina. Atualmente o país tem cerca de 3 milhões de habitantes. O idioma oficial do país é o espanhol, a moeda local é o peso uruguaio e Montevidéu é a cidade capital. O clima no país é temperado.

É possível observar que a tradição cultural europeia predomina no Uruguai, pois, no século XIX houve uma forte influência da população, principalmente de espanhóis e italianos.

O Uruguai tem diversas tradições artísticas e literárias que moldam a cultura do país, pois, as danças folclóricas e os teatros são populares entre os habitantes. Além disso, não se pode esquecer a música de candomblé, que tem suas raízes nos ritmos africanos.

Apesar de ser um dos menores países da América Latina, o Uruguai é sede da organização Mercosul, além de possuir uma economia estável e ser um dos melhores países da América do Sul para se viver com uma boa qualidade de vida.

Como conseguir emprego no Uruguai

Um ponto importante para quem tem vontade de trabalhar no Uruguai, é ter um bom conhecimento de espanhol, pois com certeza irá facilitar bastante a comunicação durante as entrevistas de emprego e até no momento de traduzir o currículo.

Conhecer o inglês também é uma boa, porque há muitas oportunidades para quem tem conhecimento da língua inglesa avançada. Para quem tem conhecimento de português, também está em vantagem, pois em determinadas vagas o idioma é um diferencial.

Em primeiro lugar, no seu país de origem você deve começar a se preparar e procurar possíveis ofertas de emprego. Confira abaixo alguns dos portais que divulgam vagas no Uruguai:

  • Neuvoo;
  • Buscojobs;
  • Trabajando;
  • Computrabajo.

No entanto, outras ferramentas que podem ser úteis para ajudar a encontrar vagas são as redes sociais como o Facebook e o Linkedin, que possuem grupos de estrangeiros que moram no país e ajudam a divulgar vagas.

Existe uma dúvida sobre ser possível conseguir trabalhar em sua área de atuação assim que chegar no Uruguai. Segundo o site Quero Viajar Mais, há pessoas que de início conseguem um emprego fora de sua área, para que sirva de referência para um futuro emprego na área em que desejam realmente trabalhar.

Confira algumas das áreas que mais contratam no país no momento:

  • Tecnologia da Informação;
  • Atendimento ao cliente;
  • Turismo;
  • Comércio e vendas;
  • Indústrias;
  • Marketing.

Nos dias de hoje, o salário mínimo no país é cerca de 16.300 pesos uruguaios. Isso dá mais ou menos 2.100 reais.

Entenda como trabalhar legalmente no Uruguai

Para os brasileiros que desejam trabalhar no Uruguai, existe o Acordo sobre Residência, que dá direitos iguais aos brasileiros que moram e trabalham no país. Além disso, também há o Acordo Multilateral de Segurança Social do Mercosul, que permite que trabalhadores brasileiros tenham acesso aos benefícios do governo do país, como a aposentadoria.

Assim, mesmo não precisando de visto, é necessário que o trabalhador esteja regularizado. Os seguintes documentos são exigidos:

– Passaporte válido;
– Certidão de Nascimento e RG atualizados;
– Carteira de Identidade Estrangeira (emitida pela Polícia Federal);
– Certidão de Antecedentes Criminais;
– Carta Convite ou Contrato de Trabalho;
– Certificado Internacional de Vacina ou Certificado Médico Migratório.

Para saber mais sobre os documentos necessários para trabalhar legalmente no Uruguai, confira o site do portal consular do país, acessando este link.

Ficou interessado(a) e quer saber mais sobre o Uruguai? Então confira este link.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Quem Somos

“Somos um site pra você chamar de seu.

O Meu Intercambio é o seu lugar de saber mais sobre a vida no exterior e também compartilhar vivências da sua viagem.

Torne o seu sonho realidade e viva sem fronteiras.”