Oportunidades

Tudo o que você precisa saber para trabalhar no Equador

Caroline Freitas
Escrito por Caroline Freitas em 1 de abril de 2021

Tem interesse em trabalhar no Equador? Então, confira a matéria completa do MI para saber de tudo sobre o país, como conseguir trabalhar nele e qual o tipo de visto necessário!

Fonte: The ITOS Group

O Equador é um país sul-americano, banhado pelo Oceano Pacífico e faz fronteira com a Colômbia e o Peru. O país tem cerca de 17 milhões de habitantes, possui um clima temperado e a cidade capital se chama Quito.

No entanto, por ser um país de miscigenação de europeus com espanhóis, ameríndios e negros trazidos da África como escravos, a cultura é bastante diversificada. Mas, muitos dos costumes indígenas e monumentos da arquitetura colonial foram preservados.

A economia do Equador é movimentada através da produção e exportação de petróleo. Além disso, a riqueza mineral do país, tem destaque no ouro, prata, chumbo e zinco. Assim, as indústrias são focadas nos segmentos têxteis, eletrônicos, alimentício, madeireiro e petroquímico. A agricultura é voltada para o café, cacau, milho, batata e banana.

A língua oficial é o espanhol, mas os nativos do país costumam se comunicar em quíchua, bem como podem conversar em outras 10 línguas nativas. Porém, também se usa bastante o inglês por causa do turismo.

Saiba como trabalhar no Equador e o tipo de visto certo

Uma dica para começar a procurar emprego no país é utilizar portais especializados para acessar vagas. Abaixo você confere alguns dos sites mais usados:

  • Opción Empleo;
  • Multitrabajos;
  • Giga Job;
  • CompuTrabajo.

Outra opção interessante para buscar vagas são as redes sociais como o Facebook e o Linkedin, pois nelas existem diversos grupos de pessoas internacionais que moram no Equador e ajudam a divulgar vagas de trabalho.

O turismo é uma boa área para focar suas buscas por emprego no país. Existem muitas oportunidades no mercado de trabalho atualmente em organizações internacionais e de voluntários em hotelarias, pousadas, passeios e excursões.

Mas, por outro lado para aqueles que dominam o inglês, existe a possibilidade de dar aulas do idioma, em escolas ou universidades. Porém, é preciso atenção, pois costumam exigir certificados ou comprovantes de experiência para comprovar que você é capaz de dar aulas.

Algumas das profissões que mais tem vagas disponíveis no Equador são, por exemplo:

  • Enfermagem;
  • Especialista em TI;
  • Analistas de operações;
  • Marketing;
  • Atendente de varejo;
  • Telemarketing.

Para trabalhar formalmente no Equador é necessário solicitar a emissão de um visto de trabalho. Nesse ponto, para retirar o documento é importante que você já esteja indo para o país com um contrato de trabalho. Assim, terá como provar que realmente está indo residir no país para trabalhar.

Então, para fazer o pedido do visto são requisitados alguns documentos:

  • Comprovação de meios de subsistência;
  • Passaporte válido;
  • Uma cópia do contrato de trabalho;
  • Comprovante de antecedentes criminais do país de origem.

Para obter mais informações sobre como conseguir um visto para trabalhar no país e a documentação necessária, confira o site oficial do consulado do Equador clicando neste link.

Você ficou interessado em trabalhar em outros países do exterior? Clique neste link para você ter acesso à mais dicas.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Quem Somos

“Somos um site pra você chamar de seu.

O Meu Intercambio é o seu lugar de saber mais sobre a vida no exterior e também compartilhar vivências da sua viagem.

Torne o seu sonho realidade e viva sem fronteiras.”