Dicas

Trabalhar na Áustria: confira dicas de como conseguir

Caroline Freitas
Escrito por Caroline Freitas em 18 de março de 2021

Tem vontade de ir trabalhar no exterior em um país de cultura rica? Então a Áustria é o local certo para você! Confira a matéria completa para saber mais sobre o país e como conseguir trabalhar lá!

A Áustria é um país que está localizado na Europa Central e mais de 75% de seu território faz parte da Cordilheira dos Alpes. O país faz fronteira com a Alemanha, República Tcheca, Hungria, Eslováquia, Eslovênia (ao sul), Itália, Suíça e Liechtenstein.

O clima é considerado temperado continental na maior parte, e de montanha em poucas regiões. Isto quer dizer que é muito frio no inverno, mas com temperatura agradável nas estações mais quentes.

Na Áustria existem cerca de 8,859 milhões de habitantes, sendo que a maioria da população vive em áreas urbanas e uma pequena parcela nas áreas rurais. O idioma oficial é o alemão, mas línguas húngara e eslovena também são vistas como oficiais. A capital, Viena, é conceituada como uma das melhores cidades para se viver na Europa.

O país é mundialmente famoso pela sua cultura com a pintura, a literatura, a ciência e principalmente a música erudita. Além disso, também é bastante popular as contribuições dos cidadãos que se destacaram, como, Mozart, Beethoven, Freud, Karl Popper, Franz Kafka, entre outros.

Por isso, a Áustria é tida como um destino incrível para quem deseja se aventurar a trabalhar em novos países.

Como conseguir trabalhar na Áustria?

É preciso ter uma autorização para trabalhar na Áustria, que você pode conseguir tendo a cidadania austríaca (ou europeia), ou um visto que te dê permissão para trabalhar no país.

Mas, o visto de trabalho não é permanente, ele é de somente 1 ou 2 anos e precisa ser restaurado. Ou seja, se após esse tempo você desejar continuar no país, será necessário fazer a renovação com comprovação de que você irá continuar trabalhando.

Portanto, para solicitar a permissão de residência para trabalhar é preciso entregar na embaixada um contrato de trabalho fornecido pela empresa contratante e uma autorização emitida pelo serviço de empregos do governo austríaco. Além disso, você também deve entregar os documentos abaixo:

  • Passaporte válido com validade mínima de três meses e cópias de passaportes anteriores;
  • Formulário de aplicação para a autorização devidamente preenchido e assinado;
  • Foto 3×4 recente;
  • Cópia da certidão de nascimento;
  • Certificado de Antecedentes Criminais;
  • Comprovante de renda para o período de estadia;
  • Comprovante de residência na Áustria (carta do empregador, da escola ou contrato de locação de imóvel);
  • Declaração de Responsabilidade Financeira (caso a estadia na Áustria seja patrocinada por um residente no país).

Para conferir o formulário de aplicação e preenchê-lo, acesse este link.

Dicas para conseguir emprego na Áustria

As áreas que possuem mais demandas no país são: TI, tecnologia, comunicação, financeiro e administração. Além disso, existem empregos que não exigem ensino superior como em restaurantes, bares, sorveterias, vendas, entre outros.

Alguns dos sites mais consumidos para procurar emprego na região da Áustria são: Karriere, Willhaben, Linkedin, Stepstone, Indeed e Glassdoor.

Na Áustria não existe salário mínimo nacional, portanto, o salário é concordado de acordo com o coletivo de cada profissão e da quantidade de horas de trabalho. Porém, normalmente, um salário para emprego em tempo integral é cerca de €1.500,00 por mês.

Além disso, no país se ganha 14 salários durante o ano. O 13º é pago durante o final de junho e o 14º no final de novembro.

Outro aspecto fundamental, é que quem pretende trabalhar na Áustria precisa dominar o idioma alemão, pois o governo da Áustria só irá conceder qualquer tipo de visto se for comprovado que o indivíduo sabe o idioma.

Então, se você não tiver familiaridade com a língua alemã, é interessante que você se inscreva em algum curso para estrangeiros no país para aprender.

Para saber onde está o consulado austríaco mais perto de você acesse este link.

Quer saber mais sobre a Áustria? Acesse este link.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Quem Somos

“Somos um site pra você chamar de seu.

O Meu Intercambio é o seu lugar de saber mais sobre a vida no exterior e também compartilhar vivências da sua viagem.

Torne o seu sonho realidade e viva sem fronteiras.”