Trabalhar no Exterior

Colômbia: conheça o país e saiba como trabalhar nele

Caroline Freitas
Escrito por Caroline Freitas em 25 de março de 2021

Você tem interesse em trabalhar na Colômbia? Leia a matéria completa do Meu Intercâmbio para saber mais sobre o país e como conseguir trabalhar nele!

Fonte: Clarín

A Colômbia fica localizada na América do Sul e faz fronteira com o Equador, Peru, Brasil e Panamá, além de ser banhada pelo Oceano Pacífico e o mar do Caribe. O país tem cerca de 49 milhões de habitantes e a língua oficial é o espanhol.

Assim, a Colômbia é o destino de atrações diversas, com centros históricos, praias paradisíacas e muralhas escondidas, que são consideradas Patrimônios Mundiais da Humanidade. A capital do país é Bogotá, uma cidade que possui diversos pontos de referências da era colonial.

Por ter a linha do equador bem acima do país, o clima costuma ser moderado. Justamente por isso que o país é conhecido como a “terra da eterna primavera”. A moeda da Colômbia é o peso colombiano.

A economia colombiana está entre as maiores da América do Sul e seus destaques econômicos estão na agricultura e na pecuária. A exportação de produtos como café, cana-de-açúcar, arroz, mandioca, algodão, milho, banana e feijão também é importante para a economia do país.

Além disso, o país também é conhecido mundialmente por seus festivais que são repletos de cultura e história. Entre os mais famosos estão: o Festival de Flores de Medellín, o Carnaval de Barranquilla e o Festival de Teatro Ibero-Americano em Bogotá.

Mas, por ter uma história de miscigenação a Colômbia possui uma descendência bem diversificada. Portanto, a mistura entre indígenas, escravos africanos e espanhóis fez da cultura ser extremamente valiosa.

Como conseguir trabalho na Colômbia?

Para conseguir trabalhar no país, independente da profissão, é fundamental ter domínio do espanhol para conseguir se candidatar. Por outro lado, é preciso saber onde procurar vagas de emprego.

Para te ajudar, criamos uma lista com os sites de vagas mais usados na Colômbia:

  • Acción Trabajo: Este site oferece diversas vagas de emprego em todo o país;
  • Computrabajo: É um dos sites mais visitados na América Latina para vagas;
  • El Tiempo Clasificados: É o site de classificados de um dos principais jornais da Colômbia;
  • Elempleo: Site com vagas de empresas colombianas e multinacionais;
  • Portal de Empleo del Gobierno de Colombia: Site do governo que cuida de assuntos ligados ao mercado de trabalho e também possui diversas vagas.

Mas, na Colômbia não existe carteira de trabalho, todo tipo de vínculo empregatício é feito a partir de um contrato de trabalho.

Algumas das profissões que mais contratam no país são:

  • Agente de call center;
  • Assessor comercial;
  • Coordenador de urgência e emergência médica;
  • Psiquiatra;
  • Médico segurança do trabalho;
  • Diretor de TI;
  • Engenheiro de segurança;
  • Arquiteto de software.

Tipos de vistos para trabalhar na Colômbia

Antes existiam diversos tipo de vistos para quem quisesse entrar na Colômbia, no entanto, nos dias de hoje, só existem 2 tipos diferentes de vistos para quem deseja trabalhar no país; Confira quais são eles:

  • Visto de Migrante (Tipo M): Visto para estrangeiros que desejam residir no país com intenção de estudar, trabalhar ou até fazer negócios e que não cumprem com as exigências do Visto de Residente. A duração do visto é de 3 ano;
  • Visto de Residente (tipo R): Para imigrantes que desejam se estabelecer no país de forma permanente e que cumprem com as exigências de tempo de estadia ou investimento direto. Esse visto possui duração indefinida, mas com renovações a cada 5 anos.

Então, um documento muito importante para conseguir entrar no país é o Certificado de Vacinação Internacional contra a febre amarela. Se você quer saber mais sobre os tipos de vistos e a documentação necessária acesse este link. Para conferir o site da embaixada da Colômbia no Brasil e saber qual é a mais próxima de você acesse este site.

Tem interesse em saber como é morar na Colômbia? Então acesse este link e confira!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Quem Somos

“Somos um site pra você chamar de seu.

O Meu Intercambio é o seu lugar de saber mais sobre a vida no exterior e também compartilhar vivências da sua viagem.

Torne o seu sonho realidade e viva sem fronteiras.”