Custos

Saiba tudo sobre morar na Turquia e o custo de vida do país

Caroline Freitas
Escrito por Caroline Freitas em 7 de junho de 2021

Já pensou em morar na Turquia? Então confira a matéria completa do Meu Intercâmbio para conhecer mais sobre o país, os tipos de visto e o custo de vida para residir lá.

Fonte: Daily Sabah

A Turquia está localizada na fronteira entre a Europa e a Ásia, assim ela possui uma localização privilegiada pois faz parte de dois mundos, o Islâmico e o Ocidental. O idioma oficial do país é o turco e a cidade capital é Ancara.

Atualmente, o país tem cerca de 82 milhões de habitantes. Dessa forma a população é constituída por maioria turca e diversos grupos menores, como os curdos, gregos, armênios, judeus, bcázios, albaneses, árabes, bósnios, chechenos, ciganos, circassianos, geórgios, hemichis, kabaris, lazos, levantinos, ossetas, pomaks, siríacos e zazas.

A Turquia é o único país que tem uma cidade que faz parte de dois continentes. Istambul é transcontinental. Além disso, a cultura é bastante exótica, com lugares históricos, belezas naturais, costumes e tradições milenares.

Na economia turca os principais setores nos dias de hoje são a agricultura e o turismo. Na indústria tem destaque o setor automobilístico, pois o país é um dos maiores produtores de automóveis do mundo e o têxtil.

Vistos para a Turquia

O visto é uma precaução necessária para fazer uma viagem para o exterior, mas seguindo o acordo entre o Brasil e a Turquia sobre a sobre a isenção de visto para titulares de passaportes comuns.

Assim, os brasileiros podem permanecer na Turquia sem a necessidade de um visto por um período de 90 dias, para turismo ou negócios. No entanto, esse prazo pode ser estendido por no máximo 180 dias.

Mas para ficar no país por um período de tempo superior a 6 meses é obrigatório que a pessoa solicite o visto de residência temporária.

Para os indivíduos que vão trabalhar ou estudar no país também é preciso solicitar o visto específico para o tipo de função que você irá realizar na Turquia.

Para saber mais sobre a documentação necessária para emitir os vistos clique aqui.

Custo de vida para morar na Turquia

Antes de ir morar em um país internacional você precisa conhecer o preço de produtos básicos para a sua sobrevivência. A moeda oficial da Turquia é a Lira turca, confira uma lista abaixo de preços atualizados em 2021 no país:

  • Água (garrafa de 1,5 litros) = 2,31TL
  • Uma dúzia de ovos = 12,80TL
  • Arroz (1 kg) = 12,70TL
  • Leite (1 litro) = 6,00TL
  • Comida em um restaurante barato = 29,90TL
  • Gasolina (1 litro) = 7,00TL
  • Passe de transporte público mensal = 200,00TL
  • Básicos (eletricidade, gás, água, lixo) = 490,00TL

Para saber mais sobre o custo de vida na Turquia acesse este link.

Ficou interessado(a) e quer saber mais sobre morar no exterior? Então confira este link.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Quem Somos

“Somos um site pra você chamar de seu.

O Meu Intercambio é o seu lugar de saber mais sobre a vida no exterior e também compartilhar vivências da sua viagem.

Torne o seu sonho realidade e viva sem fronteiras.”