Dicas

Saiba mais sobre como é morar na China e quais os tipos de vistos do país

Caroline Freitas
Escrito por Caroline Freitas em 13 de março de 2021

Tem interesse em morar na China e quer saber mais sobre o país e como funciona o processo para emitir o visto? Então o Meu Intercâmbio tem uma matéria cheia de dicas para você!

Fonte: Li Yang/Reprodução

Uma das maiores potências mundiais atualmente, a China é um país socialista e uma das civilizações mais antigas do mundo. No momento, é o país mais populoso do planeta com cerca de 1,44 bilhão de habitantes e possui a segunda maior economia existente.

A cultura chinesa é rica em peculiaridades, com monumentos e paisagens repletos de tradições. O idioma oficial do país é o Mandarim, que pode apresentar variações dependendo do grupo étnico.

Portanto, a escrita local contém pictogramas e ideogramas, que são desenhos complexos que retratam conceitos e não sons como na maioria dos alfabetos.

Existem também diversos festivais específicos da cultura chinesa, por exemplo, o Festival da Primavera, que simboliza o início do Ano Novo Chinês e o Festival das Lanternas, que marca o início da primavera e o fim do Ano Novo Chinês.

Em relação à economia, a China é uma das melhores nações para investimentos estrangeiros, pois o país ocupa o primeiro lugar no ranking de exportações mundiais e o terceiro lugar no ranking de importações.

Ou seja, é por ser um país que está chamando cada vez mais atenção internacional que muitas pessoas desejam ir morar no país para trabalhar ou estudar.

Como é morar na China?

A distância da família, saber lidar com uma nova cultura e idioma, num ambiente muitas vezes estranho, é algo realmente muito difícil. E é bem nítido que existe uma grande distância cultural entre o Brasil e a China, mas com grande esforço e vontade de aprendizado, é possível se adequar aos novos costumes exigidos pelo país.

Em primeiro lugar, para quem deseja se aventurar a morar na China é fundamental saber algo de mandarim e manter um bom planejamento.

Em segundo lugar, é imprescindível estudar sobre o país, o idioma, a cultura, o custo de vida, o sistema de saúde, os melhores lugares para residência e tudo que envolve a sua vida diariamente.

Além disso, também é necessário pesquisar sobre a documentação necessária para residir legalmente no país, seja para estudo ou trabalho.

Vistos de trabalho e estudo na China

Existem dois tipos de vistos para estudantes internacionais na China, o X1 e o X2. Então, se você pretende estudar no país por mais de 180 dias deve-se aplicar para o visto X1. Mas, se você vai estudar por menos de 180 dias, você aplica para o visto X2.

Os documentos necessários para emitir os dois tipos de vistos são:

  • Um passaporte válido por toda a duração dos seus estudos na China, com páginas em branco;
  • O Formulário de Inscrição para o Visto preenchido e com foto;
  • A sua carta de admissão emitida por uma universidade chinesa (a carta oficial e uma cópia);
  • A “Inscrição ao Visto para Estudar na China” (original e cópia) – o JW201 ou JW202 (Apenas para o X1).

Para quem pretende trabalhar na China é emitido o visto de trabalho Z. Assim, é preciso preencher o Formulário de Pedido de Visto, além de apresentar um convite oficial do Governo Chinês ou da companhia autorizada pelo governo, ou então, uma Licença de Emprego emitida pelo Ministério de Trabalho da China.

Alguns dos documentos básicos para conseguir o visto são:

  • Passaporte com validade mínima de 6 meses e uma página de visto em branco;
  • Cópia do passaporte (página de dados do portador);
  • Formulário de visto;
  • 1 foto 3×4 colorida (fundo branco) e recente, com cabeça descoberta e de frente.

Para saber mais sobre os documentos específicos obrigatórios acesse este link.

Para visto de trabalho e estudante o consulado chinês também costuma exigir o comprovante de passagens de ida, volta e a reserva de uma acomodação na China.

O Brasil apresenta algumas embaixadas onde os viajantes podem realizar o processo de emissão e retirada do visto chinês. Você pode encontrar a embaixada mais próxima de você através deste link.

Para obter mais conteúdos sobre a China, acesse este link.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Quem Somos

“Somos um site pra você chamar de seu.

O Meu Intercambio é o seu lugar de saber mais sobre a vida no exterior e também compartilhar vivências da sua viagem.

Torne o seu sonho realidade e viva sem fronteiras.”