Dicas

Morar na Polônia: Conheça o país e o custo de vida dele

Caroline Freitas
Escrito por Caroline Freitas em 28 de julho de 2021

Já pensou em morar na Polônia? O país está atualmente em ascensão em relação ao turismo e possui uma história de força e tradição. Então para não perder essa dica, confira a matéria completa do Meu Intercâmbio.

Fonte: Getty Images

A Polônia fica localizada na Europa Central, o seu território é cerca de 312.679 km², sendo o 9º maior país da Europa. O país tem cerca de 37, 97 milhões de habitante e a capital é a cidade de Varsóvia.

A floresta de Bialowieza, que fica no leste da Polônia, é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Assim, ela é a maior floresta primitiva que ainda resta na Europa, sendo lar de milhares de espécies de seres vivos.

Segundo o site Escola Britannica, o país já foi um dos países europeus com grande níveis de diversidade étnica, no entanto com a Segunda Guerra Mundial, milhões de pessoas foram mortas no país, incluindo quase toda a população de judeus.

Nos dias de hoje, a maioria da população do país é formada por poloneses étnicos. Dessa forma, o idioma oficial é o polonês e a moeda oficial é o Zloty.

Na Polônia o catolicismo é uma marca forte, nos dias dias festivos ou feriados religiosos, a população tem o costume de interromper as suas atividades para realizar visitação nas igrejas e templos.

A cultura polonesa é uma parte importante da civilização no ocidente, além disso, contribui nas áreas das artes, música, filosofia, literatura e ciência.

A economia da Polônia tem como destaque os serviços financeiros, logística, hotelaria, utilidade pública e informática. Mas nas indústrias as principais áreas são: fabricação de máquinas, telecomunicações, meio ambiente, transportes, construção civil, processamento industrial de alimentos e tecnologias de informação.

Tipos de vistos para a Polônia

Os cidadãos brasileiros estão isentos de vistos para permanecer na Polônia por até 90 dias para realizar atividades relacionadas ao turismo ou negócios.

Mas se você deseja morar no país por um período maior que 90 dias, é necessário solicitar o visto nacional (D). Porém, o período de validade deste visto não poderá ser superior a 1 ano.

Se você está indo para a Polônia para estudar é obrigatório o pedido do Cartão de Residência temporária, pois ele permitirá que você atravesse a fronteira com a Polônia quantas vezes desejar.

A princípio, esse documento é emitido por um período de 15 meses. Além disso, pode ser renovado por períodos de até 3 anos, mas não mais do que o restante de seus estudos. Para saber mais sobre a documentação necessária para estudar no país aqui.

Custo de vida de morar na Polônia

Segundo o site Precios Mundi, o salário médio mensal na Polônia em 2021 é de aproximadamente 3.400 Zloty, que convertidos dão cerca de 894,48 dólares e 753,88 euros.

Então confira uma lista abaixo de alguns itens essenciais para se morar na Polônia:

  • comprar casa no subúrbio = 8.000 zloty;
  • Apartamento (3 quartos) no subúrbio ou em um vilarejo = 3.200 zloty;
  • Garrafa de água (1,5 litros) = 2,07 zloty;
  • Arroz (1 kg) = 4,00 zloty;
  • Leite (1 litro) = 2,71 zloty;
  • Uma dúzia de ovos = 8,40 zloty;
  • Combo no McDonalds, Burger King ou similares = 20,00 zloty;
  • Comida em um restaurante barato = 25,00 zloty;
  • Gasolina (1 litro) = 5,00 zloty;
  • Passe de transporte público mensal = 100,00 zloty;
  • Um bilhete unitário em transporte público = 3,50 zloty.

Para saber mais sobre o custo de vida no país confira este link.

Ficou interessado(a) e quer conferir mais dicas como essa de morar no exterior? Então confira neste link.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Quem Somos

“Somos um site pra você chamar de seu.

O Meu Intercambio é o seu lugar de saber mais sobre a vida no exterior e também compartilhar vivências da sua viagem.

Torne o seu sonho realidade e viva sem fronteiras.”