Como morar na França

Salut! Tem o sonho de morar na França mas não sabe por onde começar? Então pode relaxar, que o MI tem um guia para você!

A França encanta muitos viajantes, seja por sua língua, comida ou cultura. Porém, cada vez mais, o país vem sendo procurado por pessoas com interesse em morar no local. Se este é o seu caso, abaixo você fica sabendo como morar na França!

A França

Situada na Europa Ocidental, a França tem uma área total de 643,801 km² de extensão. Ela faz fronteira com países como: Alemanha, Bélgica, Luxemburgo, Suíça, Itália, entre outros. 

O país que é a quinta maior economia do mundo, tem um padrão de vida alto, além de um elevado nível de escolaridade pública. Além disso, já foi considerado pela OMS como o melhor país provedor de saúde pública no mundo.

Além de toda a diversificada cultura presente no país, a França também está presente em várias organizações que se preocupam com o meio-ambiente, a saúde e a ordem mundial, por exemplo. É um dos países membros-fundadores da União Europeia (EU), como também da Organização das Nações Unidas (ONU), e membro do G8, G20, entre outros.

A língua do amor

O francês é uma língua que causa interesse em muitas pessoas por ser considerada a língua do amor, mas ela também causa interesse por ser uma das 6 línguas oficiais da ONU. 

Embora seja a língua oficial da França, outras línguas minoritárias, porém não oficiais, existem no país. São essas o catalão, bretão, corso, occitano, provençal, franco-provençal, basco e o alsaciano.

Clima

A França apresenta o clima temperado, porém tem quatro áreas climáticas distintas:

  • Oceânico a oeste;
  • Continental no centro e leste;
  • Mediterrâneo no sul e leste;
  • Clima de Montanha nas altitudes acima de 600 a 800 metros.

Documentos Necessários

As pessoas que pretendem morar na França, precisam de um visto para permanecer no país. Até 90 dias de estadia no país, este visto não é necessário, no entanto. 

O consulado francês tem um site que te dá todas as informações sobre retirada de visto, mas o MI já vai adiantar um pouco para você. Nesse link, você encontra um teste para saber se no seu caso, será necessário o requerimento do visto

Passo a Passo para morar na França

Para requerer seu visto, basta seguir os baixos abaixo:

  1. Fazer o seu cadastro online por este link.
  2. Apresentar seu dossiê, quando estiver completo, em um dos centros de vistos – Rio de Janeiro, São Paulo ou Brasília.
  3. Depois disso, é só acompanhar o andamento de seu pedido.

E então? Ficou mais interessadx pela França ou se interessou pelo país agora? Aqui você encontra algumas dicas gerais, para quem quer morar no exterior.

Deixe uma resposta