Custos

Morar na Bulgária: saiba tudo sobre o país e o custo de vida

Caroline Freitas
Escrito por Caroline Freitas em 21 de junho de 2021

Já pensou em morar na Bulgária? Então para saber mais sobre o país, os tipos de vistos para residir nele legalmente e o custo de vida de lá, não perca a matéria completa do Meu Intercâmbio.

Fonte: Shutterstock

A Bulgária é um país que fica localizado no continente europeu, O território búlgaro faz fronteira com a Romênia, o mar Negro, a Turquia, a Grécia, a Macedônia e a Sérvia. A capital do país é a cidade de Sófia, que é a segunda capital mais antiga da Europa, estando atrás apenas de Atenas, na Grécia.

Atualmente o país tem cerca de 7 milhões de habitantes e a população é composta por búlgaros, turcos, ciganos e outras origens étnicas diferentes. Mas, o idioma oficial é o búlgaro e a moeda é o Lev búlgaro.

A cultura búlgara é uma das mais ricas e antigas da Europa, com músicas folclóricas, danças e roupas típicas. Assim, é possível perceber que os búlgaros fazem questão de manter as mais antigas tradições.

A economia da Bulgária baseia-se na indústria, que sofreu uma forte modernização nos últimos anos. As principais produções industriais são os materiais de construção. Na agricultura, além dos cereais, são também cultivados o girassol e a batata.

O turismo, em especial no litoral do mar Negro, constitui uma importante fonte de receitas. Os principais parceiros económicos da Bulgária são a Rússia, a Alemanha, a Itália e a Turquia.

Por ser um país que possui um excelente custo de vida em comparação com os outros países da Europa e com o Brasil, que muitas pessoas desejam morar no país.

Tipos de vistos para ir morar na Bulgária

Um ponto a se destacar é que os brasileiros não precisam de visto para entrar e ficar no país por até 90 dias para fazer negócios ou turismo.

Mas se você deseja permanecer por mais tempo na Bulgária é preciso o documento adequado. Confira abaixo alguns dos tipos de vistos existentes:

  • Visto de estudos/intercâmbio: As pessoas que viajam a estudos e intercâmbio precisam de visto para permanecer no país. O Consulado não permite que terceiros representam o requerente. Sendo assim o próprio solicitante deverá solicitar o visto entrando em contato com a instituição de ensino e o consulado do país.
  • Visto de trabalho: Aqueles que viajam a trabalho necessitam de visto para entrar no país, assim, o sujeito precisa entrar em contato com a empresa contratante e com o consulado do país.

No entanto, é preciso destacar que independente do motivo da entrada no país, é fundamental que seja apresentado o Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela, junto com o passaporte e a documentação exigida.

Para saber mais sobre como emitir visto para morar na Bulgária clique aqui.

Custo de vida na Bulgária

Antes de ir morar no país você precisa conhecer mais sobre o custo de vida de residir nele. Então confira uma lista de preços atualizados em 2021 de itens essenciais para quem deseja morar na Bulgária.

  • Combo completo em restaurante de fast food = 8 Lev búlgaro;
  • 1 litro de leite integral = 2,08 Lev búlgaro;
  • 1 dúzia de ovos = 3,90 Lev búlgaro;
  • Aluguel mensal para 85 m² de acomodação mobiliada numa área média = 653 Lev búlgaro;
  • 1 mês (aquecimento, eletricidade, gás…) para 2 pessoas = 199 Lev búlgaro;
  • Internet 8 mbps (1 mês) = Lev búlgaro;
  • 1 litro de gasolina = 1,86 Lev búlgaro;
  • Passagem mensal para transporte público = 49 Lev búlgaro.

Para saber mais sobre o custo de vida na Bulgária clique aqui.

Ficou interessado(a) e quer conferir mais dicas de países para morar no exterior? Então acesse este link.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Quem Somos

“Somos um site pra você chamar de seu.

O Meu Intercambio é o seu lugar de saber mais sobre a vida no exterior e também compartilhar vivências da sua viagem.

Torne o seu sonho realidade e viva sem fronteiras.”