Experiência em Grenoble, França

Localizada aos pés dos Alpes e a uma curta distância de Lyon e de algumas das estações de esqui mais famosas da FrançaGrenobleé a segunda maior cidade da região de Rhône-Alpes e também a capital do Departamento do Isère.

Fundada em 43 a.C., Grenoble é um local que une com maestria o passado, o presente e o futuro. Ao mesmo tempo em que conta com atrações históricas, como sua antiga bastilha, é também sede de quatro importantes universidades francesas, além do CEA (Comissariado de energia atômica e energias alternativas). Um município de espírito jovem, que olha para o futuro sem esquecer do passado.

O centro de Grenoble é muito bem preservado, com construções históricas, igrejas e o delicioso La Halle Saint-Claire, um mercado que vende produtos frescos típicos da região dos Alpes. Uma excelente oportunidade para comprar queijos, vinhos, pães e outras iguarias alpinas.

Ponto Turístico

Musée de Grenoble, um excelente museu, que recebe mais de duzentos mil visitantes por ano e possui uma das mais vasta coleções de arte moderna da Europa. A atração fica bem próxima ao centro de Grenoble e à Bastille.


Mas uma visita a Grenoble não é completa sem a subida ao ponto mais famoso da cidade: La Bastille, uma série de antigas fortificações localizadas no topo da montanha, de onde se tem uma vista espetacular de Grenoble.

A subida até a bastilha é imperdível. Sem dúvida, o melhor passeio de Grenoble. Para chegar ao topo da montanha, você deve tomar o teleférico “funicular”, que existe desde 1934 e, com seu formato de “ovo envidraçado”, descortina lindas vistas da cidade enquanto faz seu trajeto rumo à bastilha.

O primeiro teleférico

Este é considerado o primeiro teleférico urbano do mundo. Cada cabine leva no máximo 6 passageiros. O bilhete “round trip”, que dá direito à subida e à descida com o funicular, custa 7,50 €. Para apenas um trecho, o custo é de 5,15 €. Crianças, idosos e estudantes têm desconto. 

Uma cidade vibrante, com atrações históricas muito bem preservadas, que convivem lado a lado com modernas universidades e centros de pesquisas. Tudo isso, aliado a uma boa gastronomia e à proximidade de cidades como Lyon e de algumas estações de esqui tornam Grenoble uma excelente opção de passeio, imperdível para quem for explorar os Alpes Franceses.

Deixe uma resposta