Custos

Confira como morar na Bolívia, os tipos de vistos e o custo de vida no país

Caroline Freitas
Escrito por Caroline Freitas em 1 de junho de 2021

Você já pensou em morar na Bolívia? Então confira a matéria completa do Meu Intercâmbio para conhecer o país, entender como funciona o processo de visto e o custo de vida de morar lá.

Fonte: Shutterstock

A Bolívia está localizada na América do Sul e faz fronteira com o Brasil, Paraguai, Argentina, Chile e Peru. O país possui duas cidades como, La Paz é a sede do governo e Sucre é a legal.

O espanhol é o idioma mais falado, no entanto, também existem cerca de 30 línguas oficiais no país, entre elas estão: aimará, quíchua, castelhana, tacana, entre outras.

A cultura da Bolívia é extremamente rica e tem características diversas, além disso possui influências pré-inca, espanhola e africana. Alguns dos pontos participais são a arquitetura, pintura, criação de esculturas, literatura, dança e música.

A Bolívia é bastante procurada, principalmente por brasileiros que procuram custo de vida e educação mais baratos. Além disso, o país faz parte do acordo sobre Residência para Nacionais dos Estados Partes do Mercosul, assim o processo de imigração é facilitado.

Tipos de vistos para morar na Bolívia

Os cidadãos brasileiros possuem direito de permissão de residência válida por até dois anos, por conta do acordo com o Mercosul. Mas, se a estadia não ultrapassar 90 dias, não é preciso pedir autorização.

Após a estadia temporária, pode-se solicitar a autorização de residência temporária, mas é preciso solicitar 90 dias antes da data de vencimento do visto temporário e o estrangeiro precisa comprovar que tem como sobreviver no país de forma legal.

O Mercosul garante que os cidadãos estrangeiros trabalhem no país com direito a salário mínimo, boa condição de trabalho e benefícios.

Para estudar na Bolívia o estudante precisa solicitar o visto de estudo e apresentar os documentos necessários na Direção Geral de Migração da Bolívia. Mas os papéis precisam ter passado pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e pelo Consulado boliviano.

Para saber mais sobre os documentos obrigatórios para trabalhar e estudar na Bolívia confira neste link. Além disso, clique aqui para conferir o site do consulado boliviano.

Custo de vida na Bolívia

A moeda oficial da Bolívia é o Boliviano. O custo de vida no país é considerado mais baixo em relação ao Brasil. Confira a lista abaixo de preços de itens essenciais para morar no país segundo o site Expatistan.

  • Combo de restaurante de fast food = $b41
  • 1 litro de leite integral = $b6
  • Aluguel mensal para 85 m² de acomodação mobiliada numa área média = $b2.490
  • aquecimento, eletricidade, gás por 1 mês = $b281
  • Internet 8 mbps (1 mês) = $b193
  • 1 litro de gasolina = $b3,81
  • Passagem mensal em transporte público = $b179

Quer saber mais sobre morar no exterior? Então confira neste link.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Quem Somos

“Somos um site pra você chamar de seu.

O Meu Intercambio é o seu lugar de saber mais sobre a vida no exterior e também compartilhar vivências da sua viagem.

Torne o seu sonho realidade e viva sem fronteiras.”