Morar Fora

Confira como conseguir morar na Romênia

Caroline Freitas
Escrito por Caroline Freitas em 11 de abril de 2021

Já pensou em ir morar na Romênia? Então, confira a matéria completa do Meu Intercâmbio para saber mais sobre esse país que tem uma cultura histórica extremamente rica.

Fonte: IK Magazin

A Romênia fica localizada na Europa, mas precisamente nos Bálcãs e faz divisa com a Hungria, Ucrânia, Moldávia, Bulgária, Sérvia e é banhada pelo Mar Negro. Atualmente, o país tem cerca de 19,41 milhões de habitantes, sendo que mais da metade mora nas áreas urbanas. A cidade capital é Bucareste.

O idioma do país é o romeno, de origem neolatina, ou seja, possui semelhanças com o português e o italiano. Porém, também tem influências na língua dácia, do alemão, grego, húngaro e turco.

A cultura da Romênia é repleta de lendas e histórias misteriosas. Um exemplo é a região da Transilvânia, que é cenário de várias histórias de vampiros. O Castelo de Bran é o mais famoso por ser onde o Conde Drácula viveu na obra literária de Bram Stocker. Assim, o turismo é muito forte para aqueles que querem conhecer as construções históricas.

A economia romena está se reinventando e modernizando, após décadas sob o regime comunista. Os principais setores do setor industrial são o têxtil, o mecânico e o químico.

O país também tem grande capacidade de hidroelétricas e reservas minerais, além das plataformas petrolíferas do Mar Negro. A moeda oficial é o Leu Romeno, o valor de 1 leu é equivalente ao de 1 Real brasileiro.

A Romênia tem as 4 estações bem definidas, no inverno a temperatura cai abaixo de zero com frequência, no verão, o clima é seco e quente e a primavera e outono são as melhores épocas, pois a temperatura fica mais amena.

Informações importantes para quem deseja morar na Romênia

Durante os últimos anos, a Romênia está sendo descoberta por estrangeiros como um excelente lugar para se viver por conta das suas belezas naturais e qualidade de vida. Da mesma forma, até mesmo pessoas nascidas em outros países europeus têm migrado para a capital, Bucareste.

Segundo o site Expatistan, o custo de vida na Romênia em 2021 é mais barato que em 77% dos países mundiais. Nos dias de hoje o salário mínimo no país está cerca de 466 euros, que convertidos para a moeda local dá 2.290 Leu romeno.

Se você deseja ir morar no país para trabalhar, saiba que diversas empresas costumam contratar estrangeiros, principalmente para atendimento ao cliente. Uma dica importante, é saber falar pelo menos o básico de romeno para conseguir se comunicar e traduzir o currículo.

Por outro lado, as empresas costumam liberar grandes ofertas de vagas para as pessoas que dominam idiomas estrangeiros, como exemplo, o português. Algumas das áreas que mais costumam ter oportunidades disponíveis são: departamento financeiro, tecnologia da informação, recursos humanos e comunicação.

Tipos de vistos para morar na Romênia

Os cidadãos brasileiros não necessitam de visto para estadia na Romênia que não supere 90 dias em um prazo de 180 dias. Mas, para residir por mais tempo, é preciso o visto de longa duração, que depende da atividade que será feita pela pessoa no país.

O visto para estudos, pode ser emitido por estrangeiros que vão entrar na Romênia a fim de realizar cursos pré-universitários, universitários ou de pósgraduação (intercâmbio incluso). Ele pode ser requisitado tanto por instituições públicas ou privadas.

O visto de emprego é para estrangeiros que desejam trabalhar no país, mas alguns documentos importantes são obrigatórios, como a autorização de trabalho emitida pela Inspetoria Geral de Imigração e a prova de meios financeiros, para manutenção durante toda a estadia de ao menos a um salário mínimo bruto e a garantia do pagamento/provento.

Para saber mais sobre os tipos de vistos e a documentação necessária, acesse este link.

Quer saber mais sobre a Romênia? Então confira este link.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Quem Somos

“Somos um site pra você chamar de seu.

O Meu Intercambio é o seu lugar de saber mais sobre a vida no exterior e também compartilhar vivências da sua viagem.

Torne o seu sonho realidade e viva sem fronteiras.”