OneBeat: Intercâmbio para músicos!

Tem intercâmbio para músicos sim! Melhor que isso são as bolsas disponíveis para brasileiros nesse programa incrível chamado de OneBeat. Confira abaixo.

O OneBeat reúne líderes musicais emergentes do mundo todo para criar colaborativamente trabalhos originais e desenvolver uma rede global de iniciativas engajadas através da música.

O programa é financiado pelo Departamento de Educação e Cultura do governo dos EUA.

Esta  será a oitava edição do programa que leva músicos para os Estados Unidos uma vez por ano.

Lá, entre outras coisas, eles escrevem, produzem e executam músicas originais de forma colaborativa.

Além disso, o projeto também incentiva que os participantes desenvolvam estratégias para engajamento social baseado nas artes.

Mas como é o OneBeat?

O programa de intercâmbio para músicos começa com uma residência artística de abertura. Nesse período, os bolsistas colaboram para criar um material original, gravar novas ideias musicais e desenvolver seus projetos. Em seguida, eles saem em turnê, apresentando-se em uma série de audiências.

Os selecionados também irão colaborar com músicos locais e conduzir workshops com jovens que estão começando na música.

Além disso tudo, durante todo mês, cada bolsista irá definir os projetos que irá desenvolver em seus país de origem.

E tem a parte que a gente gosta: o intercâmbio para músicos da OneBeat cobre os custos de viagem, transporte, alimentação, acomodação.

Também é bom saber que o programa oferece um modesto subsídio para os bolsistas. Os músicos não são pagos por apresentações, porém, têm a oportunidade de aprender muito, criar materiais comercializáveis e desenvolver conexões profissionais.

Enfim, um sonho para quem realmente quer seguir na área.

Requisitos para participar do programa

Para se candidatar para o intercâmbio para músicos, é preciso ter entre 19 e 35 anos e ser originário de alguns países específicos – entre eles, o Brasil (e a gente agradece).

Músicos de todos os tipos são encorajados a se inscrever, com ou sem estudo formal.

O programa recebe músicos de todos os gêneros, sem restrições, incluindo folk, hip hop, música experimental, eletrônica, jazz, clássica e outros.

Além profissionais, também podem participar pessoas que se aventuram na música e que atuam como líderes em suas comunidades, artesãos que criam instrumentos, escritores, videomakers, educadores, contadores de histórias, dançarinos e etc.

Já que o idioma oficial do programa é o inglês, também é preciso ser capaz de conversar e entender a língua pelo menos em um nível básico.

Como se candidatar e critérios de seleção do intercâmbio para músicos

O prazo para se candidatar ao intercâmbio para músicos termina no dia 21 de dezembro (então corre!) e a candidatura deve ser feita pelo site.

Os candidatos devem escrever sobre sua formação musical, dos seus interesses e falar sobre os seus projetos e suas metas de carreira.

Também será necessário enviar de três a cinco amostras de trabalho solo e colaborativo (são aceitos tanto vídeos quanto áudios).

Na seleção, serão avaliados os seguintes pontos: excelência musical; perfil colaborativo; engajamento social; idade e conhecimento do inglês.

Os candidatos selecionados serão notificados até o final de março de 2019.

E se você tiver alguma dúvida, pode contatar a organização através do e-mail 1beat@foundsoundnation.org.

Deixe uma resposta