Dicas

Checklist para estudar fora

Gabrielly Damasceno Araujo
Escrito por Gabrielly Damasceno Araujo em 26 de julho de 2020

Planejar uma viagem de estudos para o exterior não é nada fácil, principalmente quando é a primeira viagem internacional. Pensando nisso, nós do Meu Intercâmbio, preparamos um checklist dos principais itens que você não pode esquecer de jeito nenhum quando o assunto é estudar fora. Pegue logo o papel e a caneta para acompanhar nossas dicas até o final!

Passaporte

Antes de qualquer coisa, você precisa ter o passaporte. Parece ser um pouco óbvio, mas vale ressaltar que você precisa obter este documento o mais rápido possível. Isso porque o passaporte demora um pouco para ficar pronto, então é melhor realizá-lo com antecedência. Caso você já tenha o seu, certifique-se de que ele está em dia e o prazo do vencimento. Alguns programas de bolsa ou intercâmbio exigem um prazo de validade.

Escolher o país

Depois, você precisa decidir o país da sua viagem e como ele funciona. Se o custo de vida é alto ou baixo, as normas aplicadas, o clima, a cultura, o tipo de comida, a língua oficial, como são as pessoas, tudo isso e mais outros requisitos que você deve ter em mente na hora de decidir o país. Faça um checklist sobre esse tópico para não esquecer de nada.

Checklist das Universidades que você quer aplicar

Após escolher o país, você vai decidir em qual escola/universidade quer estudar. A melhor dica é ver os comentários nas redes sociais sobre as instituições. Mande e-mail tirando suas dúvidas, navegue por todo o site, veja vídeo no YouTube falando sobre, anote tudo que for necessário para não haver surpresas. Aqui no site, temos vários artigos sobre Universidades estrangeiras, acesse AQUI. Pode ser que uma dessas instituições te agrade!

Planejamento financeiro

Tendo em mente o país e a instituição que você irá ficar, chegou a hora de verificar o quanto você vai gastar. Geralmente, as pessoas levam meses juntando dinheiro para um intercâmbio. Por isso, tente economizar o máximo para aproveitar bem a sua estadia. Veja o preço do curso e a moeda que o país utiliza para calcular o valor necessário para estudar fora.

Se prepare para as provas de conhecimento (SAT, ACT, GRE OU GMAT)

Se você for fazer uma graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado, as universidades americanas, e algumas outras, vão exigir provas como a SAT, ACT GRE OU GMAT. Essas provas é como se fosse o nosso ENEM brasileiro, e por isso requer bastante estudo e dedicação. Cheque a sua Universidade escolhida e qual prova ela irá exigir para se preparar!

Faça os testes de proficiência

Esse checklist não pode faltar! Os principais teste são TOELF, IELTS, CPE, mas existe vários outros que você pode checar acessando: 10 Testes de inglês ao redor do mundo. Alguns países podem exigir certificações da própria língua local, como espanhol, francês, alemão, entre outros. Porém, os mais certeiros e que vai te abrir mais portas, são os testes de proficiência em inglês. Tente se dedicar ao máximo para conseguir passar e não perder o seu intercâmbio!

Documentações

Não é tão simples ingressar em alguma instituição no exterior. Por isso, precisa ter todos os documentos em dia para não dificultar a sua entrada no curso. Veja a checklist dos documentos mais pedidos:

  • Visto – A maioria dos países (principalmente os EUA), exige visto para você permanecer durante o período de estudos.
  • Comprovante de renda – Geralmente, todas as instituições vão exigir comprovação de renda para você ingressar no intercâmbio. Então, salve todos os seus extratos bancários e contracheques para encaminhar.
  • Histórico escolar – Você vai precisar comprovar sua escolaridade, e precisa estar traduzida para encaminhar.
  • Cartas de recomendação – É bem comum que cursos e universidades peçam cartas de recomendação. Essas cartas devem ser escritas por professores ou pela pessoa que te contrato no trabalho.
  • Essay – Você pode realizar só uma ou mais redações sobre diversos temas. Tudo isso será definido pela própria instituição. Clique AQUI para saber como elaborar um bom essay.
  • Carta de motivação – É um outro essay que você precisa escrever. Nele, você irá colocar tudo sobre você de uma forma simples e verdadeira. É através dessa redação, que o avaliador irá conhecer o seu perfil.

Seguro saúde

Para estudar nos Estados Unidos não é obrigatório ter o seguro saúde, porém na maioria dos outros países é exigido. É recomendável fazer o seguro para poder usufruir sem problema da infraestrutura de saúde daquele país, pois como você estará em um lugar com horário, clima, comida, hábitos, totalmente diferente do seu país de origem, você fica propenso(a) a contrair alguma doença.

Bom, após ter todos os documentos em mãos e tudo em dia, é só você embarcar na sua viagem rumo ao estudo. A dica é fazer checklist de cada detalhe para você não esquecer nada. Lembre-se: cada curso, universidade, país, vai demandar as próprias exigências, então você deve ficar atendo no que estão te solicitando. Qualquer dúvida, pode deixar nos comentários que vamos te responder. Até a próxima pauta pessoal! 🙂

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Quem Somos

“Somos um site pra você chamar de seu.

O Meu Intercambio é o seu lugar de saber mais sobre a vida no exterior e também compartilhar vivências da sua viagem.

Torne o seu sonho realidade e viva sem fronteiras.”