Estudar Fora

6 países que aceitam a nota do ENEM

Gabrielly Damasceno Araujo
Escrito por Gabrielly Damasceno Araujo em 21 de janeiro de 2021

Alô vestibulandos, vocês sabiam que a sua nota do ENEM pode ser utilizada em várias universidades do mundo? Então conheça agora os países e as universidades que acatam a nota para você começar esse ano de 2021 realizando o seu tão sonhado intercâmbio!

Antes de tudo, vale ressaltar que o início do ano letivo e a contagem da nota é diferente em cada país, por isso, leia a nossa matéria: Como utilizar sua nota do ENEM para estudar no exterior. Lá, você irá verificar os cálculos que precisa para saber sua pontuação nos países que estamos citando.

Além disso, diferente do Brasil – onde você consegue o SISU ou Prouni com a nota do Enem sem gastar nada com a universidade – você irá pagar as mensalidades da universidade nos países estrangeiros, mesmo com uma pontuação acima de 600 no exame. Por isso, tem que aplicar para bolsas de estudos para realizar seu intercâmbio gratuitamente!

Agora, confira a nossa lista de 6 países ao redor do mundo que aceita a nota do Enem:

1 – Reino Unido

Que tal já iniciar os seus estudos em Instituições britânicas? Universidades como Cambridge, Oxford e Brixton, que são as mais conhecidas, são algumas das universidades que acatam o resultado do exame para adentrar.

Ah, mas como é que eu faço o processo? Todo o processo é realizado dentro do site de cada universidade, então é necessário entrar e verificar as etapas de documentação.

Lembrando que as instituições do Reino Unido, principalmente as da Inglaterra, exige além da nota do Enem uma Análise Holística que, a grosso modo, são os exames de proficiência na língua como o TOEFL, atividades extracurriculares, documentos e redações.

2 – Portugal

Se você não tem vontade de realizar exames de proficiência e quer ter uma variedade maior de universidades para escolher, então com certeza Portugal é sua melhor opção. São mais de 30 instituições que aceitam a nota do Enem e as 5 melhores já listamos para vocês! Então para conferir, basta acessar: 5 Universidade que aceitam a nota do Enem.

Além de ser mais fácil para acompanhar as aulas (já que eles falam português), o MEC tem uma grande parceria com o Ministério de Portugal, o que facilita ainda mais o seu intercâmbio!

3 – França

Para conseguir estudar em alguma universidade francesa, você precisa primeiro ser aceito(a) em alguma universidade brasileira. Ué, como assim? Junto com a sua nota do Enem, você também deve encaminhar um documento comprovando que com essa mesma nota, você conseguiu passar em alguma universidade brasileira.

É importante dizer que você deve ser aprovado(a) aqui no Brasil em um curso igual ou similar ao curso aplicado para lá. A França é o país da Europa com os menores custos para estudar, então mesmo se não conseguir uma bolsa, vale a pena investir no intercâmbio.

4 – Estados Unidos

A famosa Universidade de Nova York, que é uma das melhores do país, aceita a nota do Enem apenas como substituto do SAT ou ACT, então todas as outras documentações (inclusive os exames de proficiência) serão necessários para ingressar na instituição. Além da NYU, há também as universidade de Northeastern e Temple que aceitam o Enem.

Fique ligado(a) nas oportunidades de bolsa de estudos, pois estudar na América do Norte não é tão baratinho!

5 – Canadá

Com um processo semelhando ao dos Estados Unidos, a famosa Universidade de Toronto, uma das melhores do país, assim como as instituições Humber College e Trent University também aceitam a nota do Enem. O processo de aplicação funciona do mesmo modo: substituindo as provas do SAT ou ACT e você precisa mandar todos os documentos necessários.

6 – Irlanda

Para fechar nossa lista da melhor forma, trazemos mais um país europeu que aceita seu resultado do Enem! A University College Dublin, exige além da sua nota, o seu certificado de conclusão do Ensino Médio (isso vale para todos os países) e também os exames de proficiência. Caso você não consiga entrar dessa forma, você pode fazer o Ano Preparatório (Foundation Year) da UCD.

Ah mas eu continuo na dúvida de como fazer a minha inscrição. Bem, cada país/universidade terá suas exigências particulares de aplicação, mas as inscrições serão sempre pelo site oficial da própria universidade.

DICA: Assim que você acessa o site de Portugal, já aparece o local de “Enem Para Brasileiros” e basta clicar para fazer o cadastro. Já no site dos outros países não terá essa facilidade, por isso a dica é entrar e realizar sua candidatura como qualquer outro aluno, e na hora de colocar a nota do exame, você irá colocar a opção de ENEM e o seu resultado da prova.

Bom pessoal, é isso. Espero que tenham gostado da matéria. Qualquer dúvida, deixe nos comentários que teremos o prazer em responder.

Até a próxima pauta 🙂

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Quem Somos

“Somos um site pra você chamar de seu.

O Meu Intercambio é o seu lugar de saber mais sobre a vida no exterior e também compartilhar vivências da sua viagem.

Torne o seu sonho realidade e viva sem fronteiras.”