Trabalho voluntário no exterior

Para quem é altruísta, ou deseja ganhar pontos extras em admissões em universidades estrangeiras, e ainda ter a chance de viajar para fora do país gastando pouco, o trabalho voluntário no exterior é uma excelente opção.

O que é trabalho voluntário?

É a atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública ou a instituição privada sem fins lucrativos.

Essas organizações devem ter objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social.

O voluntário dedica seu talento e tempo para ajudar outras pessoas. As atividades praticadas podem ser em diversas áreas, tais como hospitalar, creches e asilos.

Benefícios do voluntariado

O voluntariado traz benefícios tanto para a sociedade, como para o indivíduo que realiza tarefas voluntárias.

Para a coletividade, o trabalho voluntário ajuda suprir demandas sociais não contempladas pelo baixo, ou inexistente, investimento governamental.

Para os voluntários, traz crescimento profissional, possibilita contato com novas realidades, além de agregar valor ao currículo profissional. E o melhor de tudo, dá a oportunidade de praticar o bem.

Trabalho voluntário no exterior

Existem diversas instituições que atuam nesse setor ao redor do mundo. Confira abaixo algumas opções:

Sistema de voluntariados da ONU

 

youthhubafrica.org

Criado em 1971, o Programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV – sigla em inglês) tem por objetivo ser uma fonte estratégica de conhecimento e assistência para os programas de desenvolvimento.

O UNV está localizado em Bonn (Alemanha), e atualmente atua em mais de 140 países.

Para se cadastrar o candidato pode acessar o site da UNV. Lá é possível encontrar os cargos disponíveis e as exigências necessárias para o preenchimento destas vagas.

Também há a possibilidade de prestar serviço voluntário remotamente como, por exemplo, pesquisas, consultorias ou desenvolvimento na área de TI.

Para saber mais sobre essa opção acesse o site onlinevolunteering.org.

Sudan Volunteer Programme

 

www.clovekvtisni.cz

Sudan Volunteer Programme (SVP) é uma organização beneficente sediada em Londres e Cartum, capital do Sudão. Seu objetivo é ensinar inglês em instituições públicas de ensino superior de todo o país.

Desde a sua criação em 1997, a SVP colocou centenas de professores voluntários no Sudão.

Para saber mais detalhes sobre esse projeto e fazer sua incrição, clique aqui.

WWOOF

 

www.indiefarmer.com

O Wide Opportunities on Organic Farms, ou Oportunidades Globais em Fazendas Orgânicas, é um movimento mundial que vincula voluntários, agricultores e produtores orgânicos, com produção sustentável.

Como este trabalho voluntário no exterior você auxiliará seu anfitrião nas tarefas diárias em troca de transporte e acomodação.

Para se tornar um voluntário da WWOOF acesse wwoof.net .

Help Exchange

É um site que reúne vários lugares que estão precisando de uma ajuda extra para desempenhar suas atividades.

Os voluntários poderão ajudar na construção de casas, ensinar um idioma, fazer serviço de jardinagem, e até levar crianças uma família a levar as crianças para a escola.

Cada projeto funciona de uma maneira diferente, mas normalmente alimentação e hospedagem estão inclusos no programa.

O site cobra uma pequena taxa de associação para liberar recursos como conversar diretamente com o anfitrião.

Acesse www.helpx.net e saiba mais sobre essa forma de voluntariado.

Deixe uma resposta