Dicas

Cursos online e gratuitos para a área de ENGENHARIA

Gabrielly Damasceno Araujo
Escrito por Gabrielly Damasceno Araujo em 2 de setembro de 2020

Mais uma matéria com cursos INCRÍVEIS pra você fazer durante a quarentena. Dessa vez a área escolhida foi engenharia, então se você curte esse tema já corre logo pra fazer sua inscrição e desenvolver novas habilidades! Basta acompanhar a nossa matéria até o final pra saber como.

São um total de 6 cursos oferecidos por universidades americanas, veja cada uma delas:

Introdução à Engenharia e Design

Já pensou em ter um curso da Brown University no seu currículo? Agora é possível. A Universidade estará disponibilizando durante 3 semanas aulas de introdução à engenharia e design, incluindo várias outras áreas, como: Engenharia Civil. Química, Elétrica, Materiais, Biomédica e Mecânica.

O curso é de nível introdutório e as aulas são todas em inglês. Ainda não tem uma data certa para começar, mas você irá realizar sua candidatura pelo link: https://bit.ly/3aehsdZ

Robótica

Esse cursinho é oferecido pela Columbia University com uma duração total de 10 semanas. Então, já se prepara para se dedicar em média de 10 horas por semana nos estudos. O nível é avançado, e com todas as aulas em inglês. As inscrições vão começar dia 21 de Setembro, e você consegue se inscrever clicando AQUI. Veja o tópico do que você irá aprender nas aulas:

  • Representam relações espaciais 2D e 3D, coordenadas homogêneas
  • Manipule os braços do robô: cadeias cinemáticas, cinemática direta e inversa, cinemática diferencial
  • Programar e navegar robôs móveis: robôs e representações de mapas, planejamento de movimento
  • Planeje sistemas de robô completos
  • Desenvolver aplicativos atuais e futuros para robôs

A energia nas restrições ambientais

Mais um curso da área de engenharia, e dessa vez é pela universidade de HAVARD. Assim como o curso de robótica, a linguagem é toda em inglês com duração de 10 semanas. As aulas são introdutórias, e o aluno irá aprender sobre os impactos ambientais do sistema de energia, assim como irá compreender formas de fornecer luz para o planeta sem destruí-lo.

Para saber todos os detalhes e já realizar logo sua matrícula, basta acessar o site: https://bit.ly/33RPOT0

Uma introdução as práticas às simulações de engenharia

Proporcionado pela Cornell University, os alunos irão aprender várias simulações (incluindo dinâmica de fluídos e mecânica estrutural) usando o ANSYS. O tempo do curso são de 6 semanas. e o nível é o intermediário. Os pré-requisitos para você participar, são:

  • Física do ensino médio, incluindo a segunda lei de Newton
  • Cálculo diferencial e integral
  • Álgebra matricial básica

Vale ressaltar que as inscrições já começaram, mas você ainda pode realizar sua candidatura acessando o site deles por AQUI.

A engenharia de estruturas ao nosso redor

Curso de nível introdutório proporcionado pela Universidade de Dartmouth. Com ele, o aluno irá aprender alguns princípios da engenharia que podem ser aplicados a sistemas estruturais. Veja o que mais você irá estudar:

  • Aprender sobre formas funiculares e como cordas e cabos resistem à tensão.
  • Saber como colunas, arcos e formas antifuniculares resistem à compressão.
  • Aprender como treliças, vigas e paredes resistem às cargas. • Esboce o fluxo de forças através das estruturas.
  • Compare e contraste diferentes formas estruturais e sistemas para responder a uma série de perguntas como: Por que um engenheiro pode escolher uma viga em vez de uma treliça? Como as dimensões de uma estrutura afetam sua resposta? Como os engenheiros escolhem formas e sistemas para criar estruturas que são elegantes e funcionais?

Incrível, né? Faça logo sua inscrição pelo site: https://bit.ly/2DRU2yQ. Lá, você tem acesso a todos os detalhes do curso e os pré-requisitos para poder participar.

Robótica Aérea

Nosso último curso da lista é oferecido pela Universidade da Pensilvânia. As inscrições já iniciaram, mas mesmo assim você ainda pode realizar a sua candidatura no site, basta clicar AQUI. É um curso de 1 mês no qual você será apresentado(a) as seguintes temáticas:

1° semana:  Você será apresentado(a) ao campo emocionante da Robótica Aérea Não Tripulada (UAVs) e quadrotores em particular. Você aprenderá sobre sua mecânica básica e estratégias de controle e perceberá como a seleção e o projeto cuidadosos dos componentes afetam o desempenho dos veículos. 

2° semana: Você aprenderá como derivar as equações dinâmicas de movimento para quadrotores. Para construir um melhor entendimento sobre essas noções, algumas ferramentas matemáticas essenciais são discutidas em aulas de material suplementar.

3° semana: Você aprenderá mais sobre como desenvolver controladores lineares para esses modelos. Com esse conhecimento, você deverá concluir a segunda tarefa de programação deste curso, que se concentra no controle do quadrotor em duas dimensões. 

4° semana: Nesta última semana do curso, será debatido um material mais avançado sobre como habilitar quadrotores a realizar manobras mais ágeis e operar de forma autônoma em equipes. 

Para ressaltar, todas essas informações oferecidas e mais outros detalhes, você encontra em cada site que disponibilizamos. Caso de dúvidas, pode deixar nos comentários que teremos o prazer em responder.

Espero que você tenha gostado da matéria e consiga tirar um bom proveito. Até a próxima pauta e bons estudos 🙂

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Quem Somos

“Somos um site pra você chamar de seu.

O Meu Intercambio é o seu lugar de saber mais sobre a vida no exterior e também compartilhar vivências da sua viagem.

Torne o seu sonho realidade e viva sem fronteiras.”