Trabalhar no Exterior

8 tipos de intercâmbios profissionais ao redor do mundo

Gabrielly Damasceno Araujo
Escrito por Gabrielly Damasceno Araujo em 9 de outubro de 2020

Você sabia que fazer um intercâmbio é muito mais do que estudar um idioma no exterior ? Você pode trabalhar/se especializar profissionalmente em um outro país, apenas fazendo um intercâmbio que se encaixe com o seu objetivo. Para ajudar você a encontrar o melhor tipo, preparamos uma lista dos mais famosos intercâmbios profissionais. Basta acompanhar tudo até o final!

Um intercâmbio profissional é uma possibilidade de morar e trabalhar por um tempo determinado em algum país estrangeiro. Há muitas opções de intercâmbio que pode ajudar você a realizar essa tarefa, veja algumas delas:

Summer Job

‘Trabalho de verão’ na tradução, é, basicamente, você abrir mão das suas férias para realizar um estágio (que geralmente é em meio período) para adquirir experiência profissional. Com o summer job, você pode aprender ou aprimorar o idioma do seu país de destino, realizar tarefas da sua área para agregar no currículo, e ainda ganhar um dinheiro por isso. Incrível, né?

Entretanto, o único problema é que a oportunidade de estagiar durante o verão vai depender do país para onde você deseja ir. Por exemplo, se você pretende trabalhar em algum lugar da Europa ou na América do Norte, saiba que as férias de verão para eles ocorrem no meio do ano.

Outra coisa que você também precisa saber, é que existe dois tipos de summer job: o primeiro é quando o intercambista trabalhar em alguma empresa de pequeno, médio ou grande porte. Já a segunda forma, é o intercâmbio dentro de alguma universidade, onde você exerce atividades acadêmicas, pesquisas, etc.

Winter Job

É praticamente a mesma coisa que o Summer Job, a diferença é que ao invés de ser ‘trabalho de verão, será ‘trabalho de inverno’. O winter job é bastante procurado por países onde o inverno é bem rigoroso, principalmente no Canadá, pois precisa de pessoas para limpar a neve por exemplo. Porém, a Suíça é que está oferecendo estágio remunerado pelo programa CERN, com inscrições até dia 31 de Outubro. É uma boa oportunidade para quem quer conhecer o país e ainda ganhar dinheiro.

Research

Research é um intercâmbio voltado totalmente para pesquisas/atividades acadêmicas. Geralmente, o aluno de graduação ganha bolsa de pós-graduação, mestrado, ou doutorado para se especializar na sua área. No momento, o Research Training Program, da Austrália, está oferecendo bolsas de estudos para esse tipo de intercâmbio. São muitas universidades e áreas acadêmicas participando, vale a pena dar uma verificada.

Internship

O internship é uma oportunidade que as universidades ou empresas oferecem aos estudantes para atuar na própria área por um tempo limitado. É uma forma de por em prática tudo que está sendo aprendido em sala de aula. A maioria dos interns são alunos de graduação ou pós-graduação que precisam adquirir experiência profissional. Os estágios podem ocorrer durante o ano letivo ou nas férias (se for no verão, passa a se chamar summer job).

A duração, remuneração, carga horária, tudo será estabelecido entre o estudante junto com o empregador. Geralmente, em países como Estados Unidos e Londres, os estágios são de acordo com a vida acadêmica do aluno, por exemplo:

  • Os internships de outono normalmente têm início em setembro;
  • Já os de inverno normalmente têm início em novembro ou dezembro;
  • Os internships de primavera normalmente têm início em janeiro ou fevereiro;
  • E por último, os de verão normalmente têm início em maio ou junho.

Trainee

O trainee parece bastante com o internships, porém é voltado para alunos já formados ou que já exercem a profissão. Enquanto os estagiários trabalham para adquirir experiência, completar o currículo, e recebem pouco, os trainees costumam trabalhar “pesado” e ganhar um pouco mais. As empresas são as que mais contratam esse tipo de serviço, e você pode passar de um intern a um trainne dentro da mesma empresa.

Trabalho

Esse tipo de intercâmbio é quando você vai exercer sua profissão ou apenas ter uma experiência internacional. Você pode receber uma proposta de trabalho ou ir por conta própria. A Camilla Costa, por exemplo, já trabalhou em uma cafeteria em Dublin durante a sua estadia no país. Para saber como ela conseguiu o trabalho, você pode conferir a entrevista clicando AQUI.

Pós-doutorado

Um outro tipo de intercâmbio profissionalizante. Com esse, você pode se qualificar na sua área com um certificado internacional, além de aprender a língua/costumes de um outro país. São muitas as universidades que disponibilizam bolsas de estudos, você pode conferir algumas bolsas com inscrições nesse mês de outubro e novembro, pelo site: EstudarFora.

Residência médica

Para quem não sabe, a residência médica é uma pós-graduação voltada para os formandos de medicina. Realizar a residência é o objetivo/desejo de todos os alunos da área, mas fazer isso no exterior deve ser o sonho de muitos. Entretanto, conseguir essa oportunidade de se especializar em outro país não é uma tarefa fácil. Para ser uma Meredith Grey da vida, você vai precisar passar por provas, testes, entrevistas, exames, entre outras coisas. Para entender melhor o processo de preparação, basta clicar AQUI. Por lá, você será apresentado(a) a todas as etapas de que precisa para ser um(a) residente estrangeiro(a).

Bom pessoal, espero que vocês tenham gostado dessa lista de 8 tipos de intercâmbio. Até a próxima pauta 🙂

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Quem Somos

“Somos um site pra você chamar de seu.

O Meu Intercambio é o seu lugar de saber mais sobre a vida no exterior e também compartilhar vivências da sua viagem.

Torne o seu sonho realidade e viva sem fronteiras.”