6 dicas para quem pensa em morar fora

Todo mundo que pensa em morar fora, não sabe muito por onde deve começar. Por isso, deixamos aqui 6 dicas que vão te ajudar

1.Estabeleça as motivações corretas 

Pode parecer um pouco bobo, mas a primeira coisa a se pensar antes de querer se mudar para um outro país é: “Porque eu quero me mudar ?”

É para ter um bom inglês ? Conhecer uma nova cultura ? Criar independência ? É por um sonho ?

Por exemplo, se sua vida não está legal no seu país, e você acha que as coisas vão se resolver porque você vai se mudar, é melhor que você repense. Porque não vão !

O que você precisa ter em mente, é que é muito diferente você visitar um lugar, e você realmente morar fora.

Quando você se muda para um outro país, são muitas questões novas que você precisará lidar. E ainda que seja empolgante novos ares, realizar sonhos de conhecer lugares, você vai precisar aprender a se readaptar de todas as maneiras. O que se torna necessário estar bem com você mesmo.

É quando o lazer acaba, e vem os momentos difíceis, que suas motivações devem estar firmadas. Por isso, é importante lembrar daquela famosa frase clichê de que ”Tudo o que está dentro de você, vai junto com você para qualquer lugar do mundo”. Porque é pura verdade…

Se você já for sobrecarregado e triste, as novas questões será só um problema a mais. 

Morar fora não é passear na Disney , requer força de vontade, coragem , disciplina e foco.

Não vá para um outro lugar para fugir dos seus problemas, porque outros virão. E ao invés de ser uma experiência agradável, será ao contrário.

Estabeleça as motivações corretas, e tenha em mente, que há momentos maravilhosos por vir , mas que você estra preparado para os ruins também.

2.Tenha um objetivo 

A segunda coisa muito importante que você precisa ter em mente e que anda junto com a dica 1, é que você estabeleça objetivos e metas. Eles que vão te manter quando as coisas ficarem difíceis. 

Todas as vezes que a saudade apertar e as coisas parecem saírem um pouco do eixo, o foco na suas metas será o que te dará forças para aguentar mais um pouco e conquistar o que propôs para si.

Por isso, trace metas, faça uma listinha de coisas que precisa conquistar antes de voltar para seu país, e olhe para eles sempre que for necessário.

3. Procure um programa que se encaixe com você

Existem diversas formas de ir para fora do país. Há pessoas que vão a trabalho por meio de empresas, e para isso você precisará já trabalhar para um empresa multinacional.

Há pessoas que vão por agência como estudantes ou a trabalho, e também existem programas de intercâmbio para estágios e trabalhos voluntários.

Por isso, é importante que você verifique as possibilidades e veja qual melhor se encaixa com você, e principalmente qual está dentro da sua realidade.

O que vai te direcionar em sua escolha, será comparar o custo benefício com o seu budget, sua realidade e seus objetivos. 

Não é porque uma amiga sua foi ser babá por exemplo, que aquilo será o ideal para você, às vezes você só quer ir para estudar e viajar e isso não seria o ideal para você… Então tenha em mente que tudo vai depender do que você almeja como pessoa. Não adianta investir uma grana e acabar frustrada porque não analisou antes.

Se seu objetivo é visitar muitos lugares, procure um meio em que você terá tempo para isso, e assim por diante…

Segue abaixo alguns links com dicas legais para te ajudar:

Intercambio voluntario 

Dicas para estudar no exterior

Ensino superior no Canadá

Emprego na Inglaterra 

Viver nos EUA, custos e benefícios

Custo, qualidade de vida e Ensino Médio nos EUA

4. Análise e respeite seu momento 

É bem comum ver algumas pessoas se frustrando quando veem amigos indo para fora, fazendo intercâmbio e elas não. Mas algo que é bem importante lembrar, é que cada pessoa tem um tempo, uma realidade e um momento adequado. E se você ainda não foi, não significa que nunca irá.

Ao invés de ficar mal, você pode pensar no gostaria de fazer antes de se mudar. Como por exemplo: Terminar faculdade, conhecer melhor os estados brasileiros, sair mais com a família, juntar mais dinheiro e assim vai.

Até a questão de como você se sente é importante analisar antes de tomar um grande passo.

Aproveite também para pesquisar bastante sobre lugar que quer morar, analisar quanto tempo pensa em ficar fora e se preparar para aquilo.

Lembre-se que o melhor momento vai chegar e ele nem sempre é agora. Mas que se respeita-lo, conseguirá se planejar muito melhor e aproveitar da melhor maneira quando ele chegar.

5. Planeje 

Enquanto a hora de viajar não chega, veja todas as coisas necessárias que você vai precisar: Passaporte, visto, seguro de saúde, vacinas,carteira de motorista e assim por diante. Tudo vai ser de acordo com as exigências do programa ou a forma que optar para ir.

E claro, não se esqueça do essencial e famoso dinheiro. Guarde o máximo possível de dinheiro que conseguir. Faça uma poupança e vai depositando todo mês pequenas quantias, estabeleça uma meta de quanto precisará  juntar por mês e qual o prazo que você tem para isso, e FOQUE.

Não é preciso ganhar rios de dinheiro para sair do país, mas é preciso de organização financeira, foco e perseverança!

6. Não desista 

Um dos pontos essencial é não desistir! Ainda que muitas vezes possa parecer impossível ir morar fora, não é.

Pode levar um tempo para decidir a forma ideal, o país e algumas burocracias, mas se você tem um sonho, você deve agarrá-lo com força e lutar por aquilo.

Planeje e invista tempo pesquisando. 

Outro ponto importante para se lembrar é que nem sempre as pessoas vão te apoiar, até mesmo da sua família, mas não deixe se abater por isso.

Você não precisa que todos te apoiem para tomar um passo. Se você tem um sonho, você deve lutar por ele, e ter ciência que não há nada de mal em sonhar sozinha às vezes…

Principalmente quando seus sonho são grandes, nem todos vão acreditar em você, mas o que importa é você acreditar em você mesmo

VOCÊ só precisa correr atrás. Não ouça palavras desmotivadoras e procure ouvir experiências de quem já mora ou já morou fora, eles com certeza terão dicas incríveis. 

E ainda que demore um pouco…DON´T GIVE UP!

Sonhos são feitos para serem realizados

Deixe uma resposta