Custos

Veja tudo sobre como morar na COLÔMBIA

Gabrielly Damasceno Araujo
Escrito por Gabrielly Damasceno Araujo em 26 de agosto de 2020

País vizinho com o Brasil, Colômbia vem sendo o queridinho pelos turistas quando o assunto é morar ou visitar. Isso se deve ao fato do país conter paisagens deslumbrantes e uma cultura única, sem contar que o custo de vida é um dos mais barato. Se você tá curioso(a) para conhecer melhor esse lugar, acompanhe a matéria até o final!

Como sabemos, o país se situa na América do Sul, tendo como capital Bogotá. A língua oficial é a castelhana, ou seja, o espanhol. A moeda que circula no país é o peso colombiano, que vale bem menos que o nosso real. Veja a seguir qual é o custo do lugar.

Custo de vida na Colômbia

  • Moradia: 1 pessoa – cerca de 450.000 pesos colombianos. Um casal – cerca de 2.300.000 pesos colombianos com tudo incluso (mobília, condomínio etc). Entretanto, você consegue achar casas por 1.350.000 sem nada incluso para um casal com filhos.
  • Supermercado (comidas, bebidas, produtos de higiene/limpeza e etc): 1 pessoa – em média de 193.684 pesos colombianos. Um casal – entre 915.691 a 1.001.052 pesos colombianos.
  • Transporte: Um casal – mais ou menos 224.892 pesos colombianos. Uma pessoa, assim como o casal, pode gastar a mesma coisa ou menos/mais, pois vai depender da cidade onde está.
  • Saúde (medicamentos, eventuais consultas, planos, dentista…): Uma pessoa sozinha vai gastar mais ou menos 187.570 pesos colombianos. Já o casal, deve gastar em média de 490.050 pesos colombianos.
  • Entretenimento: A pessoa sozinha deve gastar aproximadamente 208.736 pesos colombianos, e o casal vai gastar mais ou menos 340.467.
  • Vestuário: Depende muito de pessoa pra pessoa, mas a média é que uma pessoa sozinha deve desembolsar um valor de 12.413 pesos colombianos, enquanto um casal varia para 60.652 pesos colombianos.

Vale ressaltar, que esse valores dependem muito da cidade que você irá ficar. Na capital, o custo de vida é bem mais caro.

Motivos para morar na Colômbia

Você sabia que o povo colombiano é bastante receptivo? Isso é um dos motivos que faz valer a pena conhecer esse país surpreendente. Outro fator importante é que a Colômbia é a 3° maior economia da América do Sul, e sabemos que o custo de vida é mais barato do que no Brasil.

Mais uma vantagem desse lugar, é que diferente de outros países que precisam de várias documentações para morar fora, nós brasileiros podemos ir com o visto do Mercosul, que é muito fácil de tirar e você pode fazer aqui mesmo, no Brasil ainda! Para ajudar você a entender melhor sobre esse visto, assista o vídeo a seguir:

Continuando, um outro motivo para conhecer esse lugar é você praticar o seu espanhol, que é a terceira língua mais falada do mundo. O clima também é bastante favorável, principalmente na cidade de Medellín que não faz nem muito calor e nem muito frio.

A comida também é parecida com a do Brasil, então quem é brasileiro não vai sentir tanta diferença. Podemos citar também a segurança do país, pois o número de roubo/assalto é bem pequeno, então a sensação de segurança é bem maior. Mesmo assim, devemos prestar atenção sempre!

Curiosidades da capital do país

  • Por conta do frio que faz em Bogotá, os colombianos comem MUITA sopa de vários sabores.
  • Não há self-service na região.
  • Eles misturam muito o doce com salgado, então é bem comum ver alguma fruta na refeição.
  • Água da torneira é potável, então você pode abri-la e beber água normalmente.
  • Muitas lojas não aceitam cartão de crédito, apenas dinheiro.
  • As ruas são dividas por número, então não possuem nome. Isso facilita pra saber a distância que você irá percorrer de um lugar pra outro.
  • A dança (principalmente a salsa) está bastante impregnada na cultura deles. O povo colombiano gosta muito de dançar.
  • Theatron é a maior balada LGBTQ+ da América Latina. Junta todos os gostos musicais e é um local super decorativo e espaçoso pra você curtir muito!

Se você quer apenas visitar a Colômbia por pouco tempo, pode entrar apenas com o seu documento de identificação caso for brasileiro. Entretanto, se você quer ir pra estudar nesse país incrível, temos uma matéria cheia de dicas legais pra te auxiliar. Basta acessar AQUI.

Espero muito que esse matéria tenha te ajudado a conhecer um pouco mais sobre esse lugar maravilhoso! Caso tenha alguma dúvida, é só deixar nos comentários que teremos o prazer em ajudar. Até a próxima pauta pessoal!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Quem Somos

“Somos um site pra você chamar de seu.

O Meu Intercambio é o seu lugar de saber mais sobre a vida no exterior e também compartilhar vivências da sua viagem.

Torne o seu sonho realidade e viva sem fronteiras.”