País localizado entre o leste europeu até o oeste da Ásia, Turquia vem sendo um dos lugares favoritos dos turistas. Por isso, nós do Meu Intercâmbio, preparamos algumas dicas sobre o lugar para você programar sua viagem tranquilamente. Acompanhe o artigo até o final!
Istambul, Capadócia, Ancara (sua capital), Antália, são algumas das Cidades mais procuradas pelos turistas. Por ser um país bem antigo e com influência dos velhos impérios – grego, persa, romano, bizantino e otomano, a cultura se diferencia bastante da nossa. A moeda oficial é a lira turca, que vale em média de 0,71 centavos brasileiros. Já a língua oficial é o Turco (que é bem difícil de se aprender), mas nas grandes cidades turísticas, você consegue se comunicar em inglês.
Lugares para conhecer
Vale lembrar que a Turquia é um país enorme e que possui muitos lugares para se visitar, por isso a dica é ficar no mínimo uns 15 dias na região para tentar conhecer cada cantinho. Veja algum deles:
- Estambul – É uma das cidades mais povoadas do país e é para todos os gostos por conter de tudo um pouco. A cada esquina você irá se deparar com algum museu, loja, cantores de rua, bazar, tendas, ruínas, restaurantes, baladas, casas, tudo isso misturado com uma rica cultura.
- Capadócia – O lugar ficou bastante conhecido pelos brasileiros após a novela Salve Jorge, pois foi cenário de alguns episódios da novela. Possui várias paisagens incríveis e muitos passeios bacanas, como o famoso voo de balão.
- Riviera Turca como é conhecido, é uma região localizada na área costeira do sul da Turquia, e é ótimo para quem ama curtir uma praia. Como antigamente essa costa pertencia a Grécia, você irá encontrar inúmeras ruínas pelo lugar, o que fideliza mais ainda a história do país.
- Turquia Oriental – Essa região não é turisticamente famosa, mas vale a pena conhecer por possuir muitas paisagens incríveis e montanhosas.
- Costa do Mar Negro – Para quem não sabe, a Turquia é banhada pelo mar negro, e é uma região que dispõe de pontos turísticos interessante para se conhecer.
- Konya – A dica é você conhecer esse lugar para assistir a apresentação dos Whirling Dervishes, uma tradição local. Além desse passeio, o lugar também conta com vários sítios arqueológicos.
Curiosidades: A Turquia é considerada um dos países mais seguros da Europa e os turcos são bem simpáticos. Vale ressaltar que eles são ótimos vendedores, então sempre vão te oferecer algo para você comprar/consumir. Além disso, eles tem o hábito de fumar muito! Então se prepara para sentir o cheiro até em locais fechados.
Dica: Se você pretende ficar poucos dias no país, então a melhor opção é você se locomover de avião entre uma cidade e outra. Agora, se você pretende ficar por meses, o conselho é você alugar um carro. Dessa forma, você vai explorar mais as ruas e as paisagens deslumbrantes.
O clima do país é mediterrâneo, por isso os verões serão mais quentes e secos, enquanto o inverno conta com clima bem frio e úmido. Há cidades que nevam bastante, e já no centro do país você pode entrar regiões desérticas.
Comida
Você sabia que a Turquia, além de ser conhecida por sua cultura histórica, ela ainda é rica na gastronomia? Há inúmeros pratos tradicionais que você precisa degustar e um deles é:
- Pizza de Lavia – É como se fosse uma esfirra, só que mais comprida. Os recheios são os mais variados possíveis.
- Milho – É comum ver as barraquinhas de milho na rua, mas diferente do nosso, o milho é tostado na brasa.
- Rosquinha – Mais outra comidinha que você encontra vendendo nas ruas. É como se fosse um salgado, recheado com sabor que se parece com o nosso requeijão.
- Temperos – Você consegue achar quase todos os temperos do mundo em um só país. São muitas variações, ou seja, é para todos os tipos de gostos.
- Castanha assada – Bastante comum ver barraquinhas vendendo castanha assada. É uma comida bem típica dos turcos.
- Pão pita – Uma massa fina que é preparada na hora. Parecida com crepe, e você pode rechear da forma que achar melhor.
- Sanduíche de peixe – Parece estranho, mas é algo que eles comem bastante. É quase igual o nosso hamburgue.
- Suco de cenoura fermentado
- Esfirra Turca – Geralmente são recheadas com carne de cordeiro com temperos variados.
- Iogurte – Os turcos consomem muito iogurte. As entradas dos restaurantes e bares são com iogurte servido de um jeito diferente do Brasil.
Mais detalhes que você precisa saber sobre a Turquia
- Táxi – Os taxistas turcos são conhecidos por serem “malandros”. Isso porque eles fazem de tudo para arrancar o máximo de dinheiro possível dos passageiros, principalmente se for turista.
- Lira Turca – É recomendável que você utilize a moeda oficial deles, e que faça a conversão em dólar ou euro na casa de câmbio na própria Turquia. Aqui no Brasil ou no aeroporto você não vai conseguir trocar.
- Perguntar o preço – Antes de falar ou pedir tal produto/serviço, pergunte o preço antes sempre. Isso porque os turcos são ótimos vendedores e vão se basear na sua aparência para taxar um valor para o produto.
- Negociar – Os turcos tem o hábito de variar o preço dos produtos constantemente, por isso é sempre bom tentar negociar o preço para não pagar tão caro.
- Desconfie de tudo – Parece clichê, mas não aceite nada de estranhos e que seja de graça. Como já citamos, os turcos são ótimos vendedores, então sempre vão fazer de tudo para te conduzir a comprar.
- Passaporte – Sempre ande com o seu passaporte, pois se você for parado pela polícia, não vai correr o risco de parar na delegacia.
- Mesquitas – A maioria da população é muçulmana, então é bem comum você se deparar com várias mesquitas espalhadas pelas cidades. Você deve prestar atenção as regras das mesquitas, como: entrar descalço, com roupas mais longas/formais.
- Voar de Balão – Se você quer voar de balão na Capadócia, você precisa fazer sua reserva com antecedência. Se atente também a fazer sua reserva em um local seguro/credenciado para não dar problemas.
- Evite ir para praias nos feriados, pois estará lotado e você irá gastar mais do que o normal.
Bom pessoal, espero que você tenha curtido nossas dicas para aproveitar sua viagem da melhor forma. Caso você já tenha conhecido esse lugar incrível, deixe nos comentários que teremos o prazer em responder. Até a próxima pauta pessoal
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.