Dicas

Conheça os tipos de intercâmbio

Giulia Pinto
Escrito por Giulia Pinto em 12 de fevereiro de 2019

Com tantas opções de estudos e intercâmbio no exterior, podemos acabar ficando perdidos. Mas este artigo é para você que sempre sonhou em morar fora, e vale lembrar que essa é uma experiência única na vida, apesar de muita gente achar que intercâmbio é só estudantil. Conheça os tipos de intercâmbio que você pode se inscrever.

Tipos de intercâmbio que existem

Engana-se quem pensa que só existe um tipo de intercâmbio por aí. A verdade é que existem intercâmbios de várias formas, durações, objetivos, feitos para pessoas diferentes que buscam uma experiência cultural diversa de tudo aquilo que já viveu, além de conhecimento e oportunidades.

Dentre os tipos de intercâmbio que existem, estão:

  • Estudo de idiomas
  • Au pair
  • High school
  • Graduação
  • Especialização
  • Voluntariado
  • Internship e trainee
  • Profissional

Melhores tipos de intercâmbio

Estudo de idiomas

Um intercâmbio apenas para o estudo de um idioma geralmente é mais curto do que os outros tipos, sendo constituído por pequenos períodos de imersão total na língua escolhida, com aulas todos os dias e atividades vivenciais.

O principal objetivo desse tipo de intercâmbio é acelerar o aprendizado da língua, para que o aluno tenha a possibilidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em situações cotidianas.

A duração média desse tipo de intercâmbio é de cerca de um mês, mas isso pode variar conforme o pacote acordado, com o nível de inglês (ou outros idioma) do aluno, e com os seus objetivos.

Esse tipo de intercâmbio é geralmente feito diretamente com escolas de idioma, sendo vendido como forma adicional de aprendizado com escolas parceiras fora do país.

Existe ainda a possibilidade de conseguir um intercâmbio diretamente com uma escola de idiomas no país de origem, que aceite alunos estrangeiros. Embora essa seja uma opção, normalmente, um pouco mais complicada.

Para te ajudar, leia também o artigo que trata de fazer intercâmbio sozinho ou por agência.

Os preços dele variam muito, mas giram em torno de R$ 6 mil  com todas as despesas inclusas.

O intercâmbio para estudo de idiomas é perfeito para quem já possui certo conhecimento da língua e deseja aperfeiçoar e consolidar o idioma, no entanto, dispõe de pouco tempo para isso.

Au pair

O intercâmbio au pair é um intercâmbio um pouco mais longo, geralmente com duração de um ano, no qual a pessoa fica morando com uma família no país de destino escolhido, geralmente cuidando das crianças e ajudando na organização da casa.

Esse tipo de intercâmbio é remunerado, ou seja, o intercambista recebe pelos seus serviços, tendo dinheiro para aplicar de outras formas, como fazendo um curso de idiomas, ou mesmo viajando.

Esse é um intercâmbio mais duradouro, o que como vantagens permite uma imersão ainda maior no país de destino, e dá chance para a pessoa adquirir um conhecimento mais aprofundado da língua, uma vez que estará interagindo com uma família de nativos durante todo o período do intercâmbio.

High school

O intercâmbio do tipo High School é aquele feito durante o Ensino Médio, e é muito comum nos Estados Unidos.

Nesse tipo de intercâmbio, o estudante geralmente passa um dos anos do Ensino Médio em uma escola no país de destino, e esse ano conta como um ano escolar no Brasil. Existem intercâmbios High School mais curtos, com duração de um mês, três meses, ou seis meses, dependendo do pacote escolhido.

Mas o objetivo é sempre o mesmo: que o intercambista consiga vivenciar a cultura do país de destino, se integrar na comunidade como um estudante local e, é claro, aprenda o idioma do país.

Graduação

O intercâmbio feito durante a graduação é o tipo de intercâmbio mais comum que existe, pois pega as pessoas em uma idade que elas ainda não trabalham fixo, não constituíram família, tem menos laços e menos responsabilidades, mas ao mesmo tempo possui uma idade e maturidade suficientes para aproveitar as oportunidades.

Normalmente, esse tipo de intercâmbio dura um ano, o que também é conhecido como Graduação Sanduíche. Nesse tipo de intercâmbio, o estudante passa um ano em uma instituição de ensino fora do país, fazendo matérias relacionadas ao seu curso no Brasil, e aperfeiçoando o idioma local.

A Graduação Sanduíche pode, no entanto, ter duração menor, de seis meses, ou um pouco maior, de 18 meses, dependendo da modalidade.

Especialização

O intercâmbio do tipo especialização é voltado para as pessoas que já possuem um diploma de graduação, com ou sem experiência de trabalho na área, e desejam se especializar fora do país.

A especialização escolhida pode ser uma residência médica ou na área da saúde, um mestrado, um doutorado, um PhD, ou um Fellowship.

A duração do intercâmbio de especialização irá variar de acordo com o tipo de especialização escolhido e com o programa no qual o intercambista ingressou. Ele pode variar de seis meses a dois anos, no caso de programas de mestrado e PhD nos quais o estudante recebe o diploma por completo na instituição do país de destino.

Voluntariado

Esse tipo de intercâmbio tem se tornado cada vez mais comum nos dias de hoje. Ele funciona basicamente como uma troca. Normalmente, o intercambista trabalha para alguma Organização Não-Governamental ou Instituição Filantrópica e, em troca, ganha auxílios e benefícios como moradia, alimentação e transporte.

O intercâmbio de voluntariado é um dos intercâmbios com possibilidade de troca cultural mais rica e intensa, e traz retornos pessoais que, de acordo com quem já fez, não são comparáveis a nenhuma outra experiência.

Internship e trainee

Esses dois tipos de intercâmbio são bem semelhantes, e são uma forma de trabalho no exterior como aprendiz.

Seja como estagiário – intern – ou como trainee, o intercambista ganha a possibilidade de trabalhar em grandes empresas internacionais por um curto período de tempo, que pode variar de um mês a um ano, dependendo da companhia e do tipo de programa escolhido.

Além do aprendizado adquirido durante o intercâmbio, da experiência profissional, do upgrade no currículo, e da rede de contatos criada pelo estagiário durante o intercâmbio, muitas desses empresas oferecem oportunidades de contratação para a pessoa que passou pelo programa.

Profissional

O intercâmbio de trabalho é aquele no qual indivíduos que já possuem uma carreira, em qualquer fase da vida, buscam novas oportunidades de aprimoramento e crescimento, tanto pessoal quanto profissional, em alguma empresa fora do país.

Esse tipo de intercâmbio tem duração muito variada, e custo muito diverso, uma vez que a maioria das posições é remunerada, e que o tempo de experiência na empresa do país de destino pode ser muito diferente de um programa para outro.

Nesse tipo de intercâmbio, o indivíduo tem a oportunidade de criar uma nova rede de contatos, adquirir novas técnicas de trabalho, lidar com tecnologias diferentes, e se desenvolver pessoal e profissionalmente.

Fonte original da matéria: .queroviajarmais

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Quem Somos

“Somos um site pra você chamar de seu.

O Meu Intercambio é o seu lugar de saber mais sobre a vida no exterior e também compartilhar vivências da sua viagem.

Torne o seu sonho realidade e viva sem fronteiras.”