Morar Fora

Como obter o visto de residência português

Daniella Magalhães
Escrito por Daniella Magalhães em 27 de abril de 2020

O Meu Intercâmbio te mostra como adquirir o visto de residência português, sonho de milhares de brasileiros. Saiba também os custos de vida em Portugal.

Portugal é um país que atrai novos visitantes e moradores a cada ano. Não só pela praticidade de se morar em um país europeu que tenha como língua oficial o português, mas também por ser um país com uma cultura encantadora e lugares incríveis. Para saber mais sobre os encantos de Portugal, dicas de moradia e custos, clique aqui.

Desde Maio do ano passado (2019) as solicitações de visto estão sendo feitas pela empresa ‘VFS – Global’. A embaixada portuguesa teve que terceirizar estes serviços pelo grande volume de pedidos que vem recebendo, mas a organização é bem segura e confiável. 

Se você pensa em morar no país, saiba abaixo como conseguir o seu visto de residência português:

Visto de Residência para Portugal

Por fazer parte da União Europeia, Portugal permite que brasileiros fiquem por três meses exatos no país sem que haja a necessidade de se ter um visto. Então, se você pensa em fazer um curso de curta duração com duração menor que de três meses, não precisará de visto. 

O visto de residência português se aplica à pessoas cuja estadia supere um ano. Além disso, clicando neste link você encontra mais informações como taxas – que dependem da cocotação do euro e um local para baixar os formulários necessários, por exemplo. 

Documentos Necessários

Cada tipo de visto exige que você reúna e entregue documentos específicos. Então, reunímos algumas das situações, como também entrando no site da ‘VSF-Global’ encontra todas as informações necessárias, para diversos tipos de residência:

Especificações para Fotografias

As fotos poderão ser tiradas no padrão requerido diretamente no dia de sua entrevista com nosso serviço de fotografias, entretanto, caso prefira entregá-las impressas, siga as orientações abaixo:

  • Tamanho 3×4
  • Fundo branco
  • Boa resolução
  • Sem nenhuma obstrução que comprometa a visualização de seu rosto inteiro como chapéus/bonés, cabelos, brincos, etc.

O site informa que caso a pessoa apresente fotos em desconformidade com as instruções acima apontadas, o processo dela não será recebido.

Prazo de processamento

O processo gira em torno de 60 dias, e você pode conferir mais informações no site da ‘VFS-Global’. Além de enviar os documentos à embaixada, você pode ter que comparecer a uma entrevista que será marcada durante o processo, se for o caso. Nem todas as pessoas precisarão fazer a entrevista, mas devem ir pessoalmente à embaixada para a retirada do visto, assim que este estiver pronto.

Formulário

Clicando aqui você encontra o formulário de pedido de visto, que também poderá ser preenchido no dia da entrevista por meio do serviço de auxílio de preenchimento.

Agora que você já sabe como retirar seu visto de residência, fique sabendo como trabalhar no país!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Quem Somos

“Somos um site pra você chamar de seu.

O Meu Intercambio é o seu lugar de saber mais sobre a vida no exterior e também compartilhar vivências da sua viagem.

Torne o seu sonho realidade e viva sem fronteiras.”