Passo a passo e dicas de como trabalhar no exterior

As dúvidas sobre trabalhar no exterior são muitas: “Como é?“, “Por onde começar?” “Como preparar a candidatura“, “Vale a pena?“. Nesse texto vamos sanar as suas dúvidas sobre trabalhar no exterior. Acompanhe e conheça o passo a passo.

Como é trabalhar no exterior?

Muitas pessoas que já estão no mercado de trabalho estão buscando uma maneira de mudar de vida. A busca de segurança, qualidade de vida e novas aventuras alimentam esse sonho e trabalhar no exterior pode ser a maneira de você o alcançar.

“E porque não?”

Trabalhar no exterior é uma ótima maneira de melhorar o currículo, desenvolver suas capacidades, conhecer novas culturas, aprender novas habilidades. Entretanto, você deve saber que trabalhar no exterior é um pouco diferente de trabalhar no Brasil.

Diferenças culturais entre trabalhar no exterior e no Brasil

As diferenças culturais são grandes e o processo de adaptação no exterior pode levar alguns meses (ou anos). É importante que você chegue de peito aberto, sem preconceitos e com vontade de aprender uma nova cultura, uma nova língua e novos hábitos.

Ao trabalhar no exterior, você terá que lidar com horários diferentes, formas diferenciadas de trabalho e um ambiente mais formal, muitas vezes.

As pessoas são mais diretas no exterior

Por outro lado, cada empresa tem a sua cultura (assim como acontece no Brasil), mas aqui (em Portugal) você tem que aprender que as pessoas são mais diretas a falar com você sobre tudo (erros e acertos) então você tem que estar com a cabeça aberta para receber críticas sem se chatear.

Esteja atento e seja oportuno

Para conseguir se adaptar, você precisa observar muito e ser oportuno nas suas intervenções. Analise e veja como são as novas regras e como as pessoas do trabalho se comportam, aos poucos você estará inserido e conseguirá se adaptar. Basta estar disposto a mudar e apreender (e reaprender) sempre.

Veja qual é e se você tem o perfil certo para morar no exterior.

É fácil trabalhar no exterior?

Eu acho sempre difícil responder a essa questão. Até porque tudo depende do quanto você é um fléxivel ou não às propostas e mudanças e se já tem alguma proposta de trabalho ou não.

Passo a passo para encontrar emprego no exterior

Vamos a meio desse guia e você já entendeu como é trabalhar no exterior e como o fazer de forma legal. O próximo passo é saber como encontrar emprego no exterior.

Falar inglês

É muito difícil trabalhar no exterior se você não falar inglês (mesmo em Portugal), por isso, se você tiver um inglês básico, faça aulas para melhorá-lo.

Aprender o idioma local

Sim, mesmo que você fale bem o Inglês, não esqueça de aprender o idioma local (espanhol, francês, etc.), isso será muito importante para você comunicar dentro da empresa e até para realizar entrevistas / candidatura.

Montar e adaptar seu currículo

Na Europa eles usam o modelo de currículo EuroPass. Insira somente informações relevantes e reais sobre suas habilidades profissionais. Não invente habilidades que você não tem ou cursos que você nunca fez. Monte um currículo completo e limpo, sem florear demais.

Veja se é necessário validar o seu diploma

Para muitas profissões, é necessário fazer a validação do diploma. Veja se para a sua profissão, no país que você quer trabalhar, isso é necessário e como pode ser feito.

Outras dicas para encontrar emprego no exterior

  • Faça uma lista das empresas que você gostaria de trabalhar e entre no site para ver se tem alguma vaga aberta;
  • Procure no Google os sites de vagas de empregos no país que você quer ir, e comece a procurar em cada um, e enviar o seu currículo;
  • Se não tiver respostas, não desista, o emprego não vai cair no seu colo, você tem que continuar procurando.

*Matéria publicada originalmente por: eurodicas

Deixe uma resposta