Morar Fora

O que fazer para morar na Bélgica

Daniella Magalhães
Escrito por Daniella Magalhães em 3 de maio de 2020

Saiba como morar na Bélgica, o país europeu que é a sede da União Europeia, tem três línguas oficiais e uma culinária de dar água na boca!

belgica
Foto: Daniels Joffe/ Unsplash

A Bélgica

O país que é oficialmente conhecido como República da Bélgica fica na Europa Ocidental, e faz fronteira com países como Alemanha, França, Holanda e Luxemburgo. 

A Bélgica é um membro importante da União Europeia (UE), por ter a sede da organização em sua capital, Bruxelas. Além disso, o país também sedia a Organização do Tratado do Atlântico Norte, mais conhecido como OTAN.

As famosas batatas fritas e principalmente, os seus conhecidos Waffles, apresentados quentinhos e puros ou recheados de gostosuras como chocolate, morango e chantilly.

O Clima

Assim como a maioria dos países europeus, a Bélgica também apresenta o clima temperado, ou seja, tem as quatro estações do ano bem definidas.

A Língua

A Bélgica tem 3 línguas oficiais: o neerlandês, o francês e o alemão. Além disso, diversas línguas minoritárias existem no país, mesmo não sendo vistas como oficiais.

Como morar na Bélgica

Por ser parte da UE, o Tratado de Schengen também se aplica na bélgica. Assim, se você planeja ficar por até 90 dias no país, não precisará de visto! Existem quatro tipos principais de visto para quem planeja ficar por mais de três meses no país, e você pode conferir abaixo!

Visto A – Visto de Estudante

Primeiramente, você deve saber que o visto só pode ser requerido no Brasil. Além disso, você precisará de um passaporte válido no ato do requerimento, e que ele permaneça válido até o final de sua estadia no país. Por estar em constante mudança, você pode conferir outros documentos necessários para pedir este visto clicando aqui.

Um dos benefícios deste visto é que permite que o estudante trabalhe por no máximo 20 horas por semana. Além disso, ele vale por 12 meses (1 ano) e pode ser renovado.

Visto de Trabalho

Este é um processo mais complexo, mas não é impossível! O visto de trabalho deve ser requisitado por seu empregador ou pela empresa que vai te contratar. A maior dificuldade, no entanto, está no fato de que eles devem comprovar que não existe nenhum belga capacitado para ocupar sua vaga. 

O site da embaixada belga fornece mais informações para auxiliar nesse processo, basta clicar aqui!Nos conte aqui em baixo, já havia pensado em morar no país?

Saiba como morar em outros países do mundo clicando aqui.

Fonte: Eurodicas

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Quem Somos

“Somos um site pra você chamar de seu.

O Meu Intercambio é o seu lugar de saber mais sobre a vida no exterior e também compartilhar vivências da sua viagem.

Torne o seu sonho realidade e viva sem fronteiras.”