Dicas

Tudo sobre dinheiro e internet no exterior

Gabrielly Damasceno Araujo
Escrito por Gabrielly Damasceno Araujo em 12 de agosto de 2020

Sabe como trocar o seu dinheiro e como fazer para utilizar a internet em outro país? Se sua resposta for não, então acompanhe esse super resumo que preparamos pra você!

Tudo sobre dinheiro e internet no exterior
Fonte: Google Imagens

Dinheiro na viagem

Em primeiro lugar, você precisa saber exatamente a moeda oficial do país para onde você vai, pois apesar de muitos países utilizarem o dólar, o seu destino pode ter uma moeda bem específica. Com isso em mente, você vai com a sua moeda nacional a uma casa de Câmbio e faz a alteração.

Se o seu plano é conhecer os países do Sudeste Asiático, a melhor opção é levar o dólar, pois é difícil de achar notas oficiais da Tailândia em casas de Câmbios brasileiras, por exemplo. Caso seu intuito seja ficar muito tempo, você também tem a opção de encomendar, porém sai um pouco mais caro.

Obs: É recomendável você efetuar a troca no seu país de origem do que nas casas de câmbios do seu país de destino. Uma outra dica é realizar as trocas aos poucos, pois sabemos que varia bastante o valor do dinheiro. É de suma importância checar a veracidade das cédulas, visto que pode haver alguma nota falsificada ou muito antiga.

Ah mas eu pago alguma coisa pra trocar o dinheiro? Sim! A taxa é em média de 1,1% sobre a operação, que é o nosso IOF. Já o cartão de crédito, você irá pagar uma taxa em torno de 6,38%. Lembando que muitos locais aceitam apenas espécie e como a taxa para dinheiro é menor, é bom investir no “dinheiro vivo“.

Cartão de crédito

Apesar do IOF ser um pouco maior, leve pelo menos 2 cartões de créditos mesmo assim! Isso é pra facilitar o seu dia a dia no país e evitar andar com muito dinheiro.

Tá, mas pra que dois cartões? Caso o seu cartão não passe ou seja clonado, você terá um outro de emergência. Lembre-se de liberar o cartão para compras internacionais e ter um bom limite. É importante também o cartão ter disponibilidade para saque, já que pode ocorrer algum imprevisto.

Visa Travel Money – Conhecido como VTM, é um cartão de débito pré-pago que funciona como qualquer outro cartão. Portanto, você pode recarregá-lo com o valor que você deseja e sacar nos caixas eletrônicos.

Transferwise – Se você pensa em ficar um longo período fora, pode ser que essa seja a sua melhor opção. A transferwise serve para realizar transferências da sua conta nacional para alguma outra conta no exterior de um jeito mais barato, rápido, seguro e bem simples.

Desvantagem do cartão – Se você utilizar o seu cartão com o câmbio no valor X, mas quando fechar a sua fatura o câmbio tiver custando Y, você pode pagar mais caro ou mais barato a sua fatura.

Quanto de dinheiro eu devo levar? Na imigração, você precisa comprovar um valor mínimo. Na Europa por exemplo, precisa ser mais ou menos 60 euros por dia.

Internet

Há pessoas que conseguem viajar usando apenas o wifi nos estabelecimentos locais do país. Entretanto, ter internet é essencial em algumas ocasiões e por isso várias pessoas optam por comprar um chip no país, ou fazer um plano internacional da operadora. Veja como funciona cada um:

Chip internacional – Você pode comprar algum chip no Brasil ou no seu país de destino, com plano de internet para usufruir tranquilamente. Um chip que muita gente recomenda é o EasySimAU. Você só consegue compra-lo aqui no Brasil mas pode usa-lo por tempo ilimitado e com ótima qualidade. Ele funciona tanto na Europa como nos EUA e Canadá.

Chip nacional – Você pode ativar o seu roaming internacional da sua própria operadora para fazer ligações e usar a internet estrangeira. Entretanto, dessa forma pode custar bem mais caro, pois o valor gira em média de R$29,90 a R$69,90 por dia (dependendo do país escolhido e da operadora).

Se você está pensando em estudar fora, veja também a nossa matéria sobre documentações importantes antes de inciar sua viagem. Basta acessar AQUI.

Bom gente, espero que essa matéria tenha sido bem útil pra vocês. Se ficou alguma dúvida, podem deixar nos comentários que teremos o prazer de responder. Até a próxima pauta pessoal!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Quem Somos

“Somos um site pra você chamar de seu.

O Meu Intercambio é o seu lugar de saber mais sobre a vida no exterior e também compartilhar vivências da sua viagem.

Torne o seu sonho realidade e viva sem fronteiras.”