Se você tem um sonho de estudar fora, com certeza já deve ter ouvido falar sobre os exames SAT e ACT. Para você saber como funciona e quais são as diferenças entre essas duas provas, nós do Meu Intercâmbio realizamos essa matéria para esclarecer todas as suas dúvidas. Leia até o final para realizar sua prova com sucesso!
Afinal, o que é SAT e ACT?
É uma prova como se fosse o nosso ENEM, que capacita o aluno a ingressar em alguma Universidade americana. O exame ACT (American College Testing), é composto por: inglês, matemática, leitura, ciência e redação. Já o SAT (Scholastic Aptitude Test) que significa Teste de Aptidão Escolar, é composto por: matemática, linguagem e interpretação de texto e escrita.
SAT vcs ACT
“As Universidades veem os dois exames com os mesmos olhos, e tem bastante familiaridade com ambas as provas” Afirmou Marta Bidoli, supervisora do Education USA. Entretanto, a mesma diz que na prática, ambas possui diferenças. Veja a lista a seguir com as principais diferenças:
- O SAT é o mais conhecido
- O SAT não possui área das ciências, mas o ACT possui
- O ACT acontece 6 vezes ao ano, já o SAT é apenas 4 vezes.
- O ACT possui 5 áreas do conhecimento, já o SAT é apenas 3
- Geralmente as pessoas consideram o ACT mas fácil do que o SAT
Como funciona a estrutura do ACT?
Inglês – a primeira seção da prova conta com 75 questões para ser realizada em 45 minutos. São questões tranquilas, basicamente composta por perguntas de correções gramaticais.
Matemática – São 60 questões para serem respondidas em 60 minutos. Cada pergunta são 4 alternativas de escolha, e é permitido usar calculadora. As questões são compostas por álgebra, geometria e trigonometria.
Leitura – É dividido em 4 partes. 3 dessas partes contém textos longos seguidos de perguntas. Já a última parte são apenas 2 textos curtos seguidos de perguntas também. O nível é de intermediário com duração de 35 minutos, e são ao todo 40 questões.
Ciência – O candidato irá interpretar gráficos e tabelas. A maioria das perguntas você encontra no próprio teste, então é mais interpretação/avaliação. Duração da prova é de 35 minutos e são ao todo 40 questões.
Redação – Essa parte da prova é opcional. A maioria das Universidades não exigem a redação, mas caso você queria fazer, você terá 30 minutos, e a prova contém textos motivadores para te auxiliar na escrita. É mais pra avaliar sua opinião sobre o tema, parecido com a redação do ENEM.
Como eu faço pra saber minha nota? Cada seção da prova, sem contar com a redação, vale de 1 até 36 pontos. Ao final, você vai somar todos os seus pontos das 4 seções (lembrando que é só Inglês, Matemática, Ciência e Leitura) e dividir por 4, que será sua média. A média mundial dessa prova é de 21 pontos.
Dez cidades brasileiras contam com centros para realização do teste: Belém, Brasília, Curitiba, Londrina, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Para saber as datas certas, acesse AQUI.
Vale lembrar que o exame ACT é todo em inglês, e seu custo para quem não é aluno dos EUA, é em torno de 150 dólares sem a redação, e 166,50 dólares com a redação. Para fazer sua inscrição e ter dicas para estudar, clique AQUI.
Como funciona a estrutura do SAT?
Linguagem e Interpretação – Total de 100 minutos com 96 questões. O nível de dificuldade vai aumentando aos poucos, e as perguntas vai alternando entre análises, gráficos e tabelas.
Matemática – Ao todo de 80 minutos, com 45 questões de múltipla escolha e 13 questões discursivas. As primeiras 45 perguntas não é permitido calculadora. Já as discursivas você pode usar.
Redação – Também é opcional, com duração de 50 minutos, e candidato terá que compor uma escrita de acordo com a análise técnica dos textos motivacionais.
Cada seção da prova é de 200 a 800 pontos. E a sua nota final é a soma das duas seções, sem a redação. Por isso, pode variar entre 400 a 1600 pontos. O custo dessa prova é por volta de 100 dólares incluindo a redação ou não.
Assim como o ACT, você pode realizar o SAT em alguns Estados brasileiros, que você consegue consultar AQUI.
Espero muito que você tenha entendido as duas provas. Vale ressaltar que ambas são bastante aceitas em várias Universidades, e que não há necessidade em fazer as 2, você pode realizar apenas 1. Além desses dois exames, tem mais outros que você pode fazer e também possui matéria aqui no site, acesse: 10 Testes de inglês ao redor do mundo. Até a próxima pauta pessoal 🙂
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.