Dicas

SAT e ACT: tudo que você precisa saber

Gabrielly Damasceno Araujo
Escrito por Gabrielly Damasceno Araujo em 25 de junho de 2020

Se você tem um sonho de estudar fora, com certeza já deve ter ouvido falar sobre os exames SAT e ACT. Para você saber como funciona e quais são as diferenças entre essas duas provas, nós do Meu Intercâmbio realizamos essa matéria para esclarecer todas as suas dúvidas. Leia até o final para realizar sua prova com sucesso!

Afinal, o que é SAT e ACT?

É uma prova como se fosse o nosso ENEM, que capacita o aluno a ingressar em alguma Universidade americana. O exame ACT (American College Testing), é composto por: inglês, matemática, leitura, ciência e redação. Já o SAT (Scholastic Aptitude Test) que significa Teste de Aptidão Escolar, é composto por: matemática, linguagem e interpretação de texto e escrita.

SAT vcs ACT

“As Universidades veem os dois exames com os mesmos olhos, e tem bastante familiaridade com ambas as provas” Afirmou Marta Bidoli, supervisora do Education USA. Entretanto, a mesma diz que na prática, ambas possui diferenças. Veja a lista a seguir com as principais diferenças:

  • O SAT é o mais conhecido
  • O SAT não possui área das ciências, mas o ACT possui
  • O ACT acontece 6 vezes ao ano, já o SAT é apenas 4 vezes.
  • O ACT possui 5 áreas do conhecimento, já o SAT é apenas 3
  • Geralmente as pessoas consideram o ACT mas fácil do que o SAT

Como funciona a estrutura do ACT?

Inglês – a primeira seção da prova conta com 75 questões para ser realizada em 45 minutos. São questões tranquilas, basicamente composta por perguntas de correções gramaticais.

Matemática – São 60 questões para serem respondidas em 60 minutos. Cada pergunta são 4 alternativas de escolha, e é permitido usar calculadora. As questões são compostas por álgebra, geometria e trigonometria.

Leitura – É dividido em 4 partes. 3 dessas partes contém textos longos seguidos de perguntas. Já a última parte são apenas 2 textos curtos seguidos de perguntas também. O nível é de intermediário com duração de 35 minutos, e são ao todo 40 questões.

Ciência – O candidato irá interpretar gráficos e tabelas. A maioria das perguntas você encontra no próprio teste, então é mais interpretação/avaliação. Duração da prova é de 35 minutos e são ao todo 40 questões.

Redação – Essa parte da prova é opcional. A maioria das Universidades não exigem a redação, mas caso você queria fazer, você terá 30 minutos, e a prova contém textos motivadores para te auxiliar na escrita. É mais pra avaliar sua opinião sobre o tema, parecido com a redação do ENEM.

Como eu faço pra saber minha nota? Cada seção da prova, sem contar com a redação, vale de 1 até 36 pontos. Ao final, você vai somar todos os seus pontos das 4 seções (lembrando que é só Inglês, Matemática, Ciência e Leitura) e dividir por 4, que será sua média. A média mundial dessa prova é de 21 pontos.

Dez cidades brasileiras contam com centros para realização do teste: Belém, Brasília, Curitiba, Londrina, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Para saber as datas certas, acesse AQUI.

Vale lembrar que o exame ACT é todo em inglês, e seu custo para quem não é aluno dos EUA, é em torno de 150 dólares sem a redação, e 166,50 dólares com a redação. Para fazer sua inscrição e ter dicas para estudar, clique AQUI.

Como funciona a estrutura do SAT?

Linguagem e Interpretação – Total de 100 minutos com 96 questões. O nível de dificuldade vai aumentando aos poucos, e as perguntas vai alternando entre análises, gráficos e tabelas.

Matemática – Ao todo de 80 minutos, com 45 questões de múltipla escolha e 13 questões discursivas. As primeiras 45 perguntas não é permitido calculadora. Já as discursivas você pode usar.

Redação – Também é opcional, com duração de 50 minutos, e candidato terá que compor uma escrita de acordo com a análise técnica dos textos motivacionais.

Cada seção da prova é de 200 a 800 pontos. E a sua nota final é a soma das duas seções, sem a redação. Por isso, pode variar entre 400 a 1600 pontos. O custo dessa prova é por volta de 100 dólares incluindo a redação ou não.

Assim como o ACT, você pode realizar o SAT em alguns Estados brasileiros, que você consegue consultar AQUI.

Espero muito que você tenha entendido as duas provas. Vale ressaltar que ambas são bastante aceitas em várias Universidades, e que não há necessidade em fazer as 2, você pode realizar apenas 1. Além desses dois exames, tem mais outros que você pode fazer e também possui matéria aqui no site, acesse: 10 Testes de inglês ao redor do mundo. Até a próxima pauta pessoal 🙂

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Quem Somos

“Somos um site pra você chamar de seu.

O Meu Intercambio é o seu lugar de saber mais sobre a vida no exterior e também compartilhar vivências da sua viagem.

Torne o seu sonho realidade e viva sem fronteiras.”