Dicas

Tudo que você precisa saber antes de viajar para CUBA

Gabrielly Damasceno Araujo
Escrito por Gabrielly Damasceno Araujo em 30 de outubro de 2020

Bastante conhecido pelo seu regime socialista e estilo histórico, Cuba cada vez mais está atraindo turistas de diversos lugares do mundo. Localizado em uma ilha caribenha na América do Norte, o país é banhado por praias paradisíacas e arquiteturas históricas. Para você conhecer um pouco mais sobre essa região, basta acompanhar nossas dicas até o final!

Antes de viajar para Cuba, você precisa saber que…

Antes de planejar sua viagem, você precisa saber que não existe (pelo menos até o presente momento) voo direto do Brasil para Cuba. O que muitos brasileiros fazem é ir pela companhia aérea Copa Airlines, que faz apenas uma conexão no Panamá e geralmente custa mais barato.

Cuba é a maior ilha do Caribe e sua capital, Havana, é a região mais importante do país, possuindo uma arquitetura histórica e paisagens deslumbrantes. Varadero, município de Cuba e que atrai muitos turistas, é um complexo de resorts com várias praias de água cristalina, hotéis luxuosos e spas.

Alugar um carro na região é uma boa opção, mas não é tão simples como parece. Por ser um país com internet limitada, você não consegue reservar um carro online e precisa alugar com pelo menos 30 dias de antecedência. Ah, então como faço isso? O jeito é ir por uma agência de viagens que vai conseguir isso pra você, mas vale adiantar que o GPS não funciona (já que o uso da internet é realmente restrito no país)

Vale ressaltar que para você adentrar no país, é preciso um comprovante de que você tomou a vacina contra a febre amarela. Esse comprovante você precisa levar ao aeroporto e trocar por uma declaração internacional, e isso é feito dentro dos horários disponíveis da Anvisa dentro do próprio aeroporto, por isso tem que prestar atenção nos horários e dias para não perder.

Os melhores meses para visitar é entre janeiro a maio, que não é época dos furacões, que ocorre entre setembro a dezembro.

Dinheiro

Apesar de ser um país socialista, os produtos não são baratos como se imagina. Existe duas moedas oficiais em Cuba, a primeira é o peso cubano que é utilizado pelo povo de maneira exclusiva. E também tem os famosos cucs, que equivale ao euro, ou seja, um cuc vale 1 euro. Como até o presente momento o euro está quase 7 reais, acaba ficando caro para os brasileiros visitarem o lugar.

*A previsão é que o cuc seja exterminado e que apenas o peso cubano circule, mas até o momento vigente as duas moedas circulam no país normalmente.

Mas e o cartão de crédito/débito? Eu posso utilizar? Não. Diferente do Brasil onde as pessoas passam o cartão em tudo que é loja, em Cuba não existe essa opção, é tudo no dinheiro. Mas por ser um país bem seguro, não há perigo de andar nas ruas com dinheiro no bolso.

Precisa de visto para entra em Cuba?

Sim! Você precisa ter seu passaporte em dia e com visto, mas não precisa ir no Consulado para isso. Ué, então como acontece? O visto é autorizado na hora do embarque, e a taxa vai depender do país que você está fazendo a conexão.

Hospedagem

Como a moeda dos turistas equivale ao euro, os hotéis se tornam um pouco caro para se hospedar. Por isso, muitos estrangeiros optam por morar com famílias cubanas, como se fosse uma pensão. Além de custar mais barato, você ainda terá a experiência de interagir com os moradores e aprender um pouco mais sobre a cultura local.

Internet

Como foi dito anteriormente, a internet é bem escassa no país. Para conseguir algum tipo de acesso, é necessário comprar um chip/cartão do Governo e ir para alguma praça ou hotel para ter área. O custo é de mais ou menos 5 euros para ter apenas 1 hora de internet, e como a conexão é muito ruim, você só irá conseguir conversar por mensagem (já que áudio e foto leva mais de 10 minutos para carregar). O bom é que o Governo está fazendo algumas melhorias para acelerar/facilitar esse acesso.

Outras coisas sobre Cuba

  • Em 2018, de acordo com o Banco Mundial, o melhor sistema educacional da América Latina é o de Cuba. Educação totalmente gratuita e de alta qualidade.
  • Assim como a educação, a saúde também é de ótima qualidade e de graça para toda população. Cuba é considera o país que mais forma médicos no mundo, e serve de exemplo para vários outros países.
  • Os cubanos adoram as novelas brasileiras, então é bastante comum eles falarem sobre.
  • A venda de coca-cola é bem restrita, por isso você só irá conseguir consumir a bebida em algum lugar específico.

Bom pessoal, espero que você tenham gostado de conhecer um pouco sobre esse país tão comentado pela mídia. Se você já conheceu esse lugar, deixe nos comentários a sua experiência. Até a próxima pauta! 🙂

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Quem Somos

“Somos um site pra você chamar de seu.

O Meu Intercambio é o seu lugar de saber mais sobre a vida no exterior e também compartilhar vivências da sua viagem.

Torne o seu sonho realidade e viva sem fronteiras.”