Morar Fora

Como morar na Noruega

Daniella Magalhães
Escrito por Daniella Magalhães em 5 de maio de 2020

A Noruega

O país é oficialmente conhecido como Reino da Noruega, ou seja, já entreguei que ainda é um país com a monarquia instituída certo?

noruega
Fonte: Samuel Han

Além de ser um país extremamente pacífico e diplomático, outra curiosidade da Noruega é que ela já recusou fazer parte da União Europeia (UE) por duas vezes. 

A Organização das Nações Unidas (ONU) já classificou o país como  melhor lugar do mundo para se morar algumas vezes na última década, por sua qualidade de vida alta que é fornecida não só aos noruegueses como também a imigrantes.

O Clima

O país fica bem no norte da Europa, então, suas temperaturas são predominantemente frias. Assim, seus verões são amenos, mas seus invernos são extensos e rigorosos abaixo de zero.

A Língua

A língua oficial da Noruega é o norueguês. Este idioma se aproxima muito do dinamarquês e do sueco, por ser uma língua germânica.

O norueguês tem duas formas o bokmål e o nynorsk, sendo que a maioria da população fala sua primeira forma.

Como morar na Noruega

Por ser parte da UE, o Tratado de Schengen também se aplica na Noruega. Assim, se você planeja ficar por até 90 dias no país, não precisará de visto! 

A embaixada avisa em seu site que “Os pedidos de visto de turismo e autorizações de residência para a Noruega são processados pelo Consulado Geral da Noruega em Nova York, Estados Unidos. Todas as aplicações devem ser submetidas através da VFS Global no Rio de Janeiro.

1. Antes de Pedir

Identifique qual tipo de visto de residência é o certo para você clicando aqui. Ele pode ser, por exemplo, para estudar, trabalhar, fazer au pair, etc.

2. Documentos Necessários

A embaixada afirma que para cada tipo de visto existem documentos necessários que deverão ser entregues. Assim, você poderá conferir cada um deles clicando aqui

Eles ainda advertem que você deverpa entregar seu passaporte para pedir o visto: “Ao enviar o pedido de autorização de residência, você também deve entregar seu passaporte e outros documentos originais para fins de verificação. O controle de documentos do seu passaporte será realizado localmente no Consulado Geral no Rio de Janeiro, e seu passaporte será devolvido a você dentro de alguns dias após o envio da sua inscrição à VFS.

Se o seu pedido de autorização de residência for concedido e você precisar de um visto para ir para a Noruega, precisará enviar seu passaporte para Nova York para a emissão do visto. Um envio de correio seguro será assegurado pelo VFS, e você deve esperar algum tempo para que seu passaporte seja devolvido a você.”

3. Registro e Tarifas

Tudo certo? Agora você deve fazer o seu registro neste site e em seguida pagar as taxas, que você pode conferir aqui.

A VFS Global que é a responsável por admitir os pedidos de visto e cobra 40 euros de taxa. Se for necessário enviar seu passaporte a Nova York, mais 80 euros deverão ser pagos.

4. Entrega de documentos

Após todo esse processo você deverá então ir até o endereço abaixo e entregar todos os documentos necessários de acordo com seu tipo de visto, aquele do primeiro passo, lembra? 

Rua da Assembleia 10

Edificio Candido Mendes, sala 3513

CEP: 20011-901 Rio de Janeiro – RJ

Brasil

Recebimento de pedidos: 08:00h às 16:00h.

Coleta de Passaporte: 09:00 às 12:00

Horário de atendimento: 08:00h às 16:00h

Número de linha de ajuda: + 55 11 3230-2207

5. Resposta

Depois disso, basta aguardar! Sua resposta chegará por e-mail e caso você seja aprovadx, deve levar a comprovação impressa na viagem! Então sempre vale dar a dica de fazer algumas cópias, pois imprevistos sempre podem acontecer, certo?

6. Chegando na Noruega

Por fim, o site dá estas indicações aos mais novos residentes da Noruega: 

“Quando atravessar a fronteira para o espaço Schengen, terá que apresentar

  • O seu passaporte com a etiqueta do visto (se necessitar de visto)
  • Cópia da autorização de residência
  • Documentação relevante que justifique o motivo da viagem

Quando decidir a época em que pretende vir para a Noruega, deverá marcar uma entrevista com a polícia. A entrevista deverá ser efetuada o mais breve possível, isto após a data da sua chegada à Noruega. 

A polícia irá tirar uma fotografia sua e procederá à requisição de um cartão de residência. O cartão de residência é um cartão de identidade com a sua fotografia e que confirma que você tem uma autorização de residência na Noruega. Com este cartão de residência, também poderá visitar outros países do espaço Schengen. Mais informação sobre a regulamentação acerca deste assunto está disponível página da internet do UDI.”

O site da embaixada norueguesa fornece mais informações para auxiliar nesse processo, basta clicar aqui! Nos conte aqui embaixo, já havia pensado em morar no país?

Saiba como morar em outros países do mundo clicando aqui.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Quem Somos

“Somos um site pra você chamar de seu.

O Meu Intercambio é o seu lugar de saber mais sobre a vida no exterior e também compartilhar vivências da sua viagem.

Torne o seu sonho realidade e viva sem fronteiras.”