Morar Fora

Como morar na Itália

Daniella Magalhães
Escrito por Daniella Magalhães em 4 de maio de 2020

O Meu Intercâmbio te mostra o passo a passo para conseguir sua residência para a Itália, uma das culturas mais alegres do mundo.

italia
Fonte: Dan Novac

A Itália

A Itália fica situada no centro-sul da Europa, ou seja, faz fronteira com países como França, Suíça, Áustria, entre outros. 

Além disso, a Itália possui um país dentro do país! Você já deve saber que estou falando do Vaticano, certo? Um dos menores países do mundo, o Vaticano fica dentro da cidade de Roma, a capital do país.

O Clima

Por ser um dos maiores países na Europa em extensão longitudinal, ou seja, de norte a sul do país, as temperaturas variam com frequência. Mesmo assim, todo o país se encontra na zona temperada, apresentando quatro estações bem definidas, com verões quentes e invernos frios. Além disso a região dos Alpes italianos costumam ficar com temperaturas baixas durante o ano.

A Língua

A língua oficial da Itália é o italiano, a maioria de sua população fala o idioma. Mas, o país também tem a presença marcante de idiomas minoritários e dialetos que se perpetuam pelas gerações, mesmo que não sejam reconhecidos como oficiais. Alguns deles são, por exemplo, o sardo, calabrês, vêneto, entre outros.

Como morar na Itália

Por ser parte da UE, o Tratado de Schengen também se aplica na Itália. Assim, se você planeja ficar por até 90 dias no país, não precisará de visto! 

Pessoas que planejam exceder estes 90 dias se aplicarão ao ‘Visto Nazionale’. O site da embaixada adverte que o visto pode custar 50 euros, 60 euros ou 116 euros. 

2. Agendamento

O agendamento deve ser feito de forma on-line por este link, e a embaixada adverte que o pagamento do visto é aceito somente em dinheiro, ou seja, leve a quantia certa no dia marcado.

3. Documentos Necessários

A embaixada afirma que para cada tipo de visto existem documentos necessários que deverão ser entregues. Mesmo assim, alguns documentos gerais devem ser levados independente do seu tipo de visto. São eles:

  • O formulário de pedido de visto devidamente preenchido e assinado
  • Um passaporte ou documento de viagem válido (validade mínima de 90 dias após o visto expirar)
  • Duas fotografias recentes 3 X 4 cm (coloridas com fundo branco)
  • Reserva de passagem (quando possível)
  • Tratando-se de um menor: documento que comprove a autorização dos pais ou do tutor responsável
  • Comprovante de residência na circunscrição consular em nome do requerente (conta de luz, água, gás ou de telefone fixo). Em alternativa pode ser apresentada uma declaração do Tribunal Regional Eleitoral com o endereço de residência do requerente
  • Para os não brasileiros residentes nesta jurisdição consular (Rio de Janeiro, Espirito Santo), além dos documentos acima indicados: carteira de identidade brasileira para estrangeiros.

O site da embaixada italiana fornece mais informações para auxiliar nesse processo, clicar aqui. Nosconte aqui embaixo, já havia pensado em morar no país?Saiba como morar em outros países do mundo clicando aqui.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Quem Somos

“Somos um site pra você chamar de seu.

O Meu Intercambio é o seu lugar de saber mais sobre a vida no exterior e também compartilhar vivências da sua viagem.

Torne o seu sonho realidade e viva sem fronteiras.”