Morar Fora

Como morar na Alemanha - visto

Daniella Magalhães
Escrito por Daniella Magalhães em 1 de maio de 2020

O Meu Intercâmbio como morar na Alemanha, um dos países europeus mais procurados para se morar, com ótima cultura e qualidade de vida.

alemanha
Fonte: Pavel Nekoranec/ Unplash

A Alemanha

O país que tem conquistado o coração de brasileiros por sua cultura rica e por oferecer uma qualidade de vida alta ficou em 2° lugar no ranking de melhores países europeus para morar da ‘US News & World Report’, além de 4° lugar no ranking mundial.

A Alemanha se divide entre paisagens naturais incríveis e arquiteturas novas e velhas, que tiram o fôlego. Além disso, é em Munique, uma de suas cidades mais conhecidas, que a maior Oktoberfest do mundo é realizada todos os anos, entre setembro e outubro.

Berlim é a capital do país que têm a 4° maior economia do mundo de acordo com o FMI que baseia o ranking no PIB de cada país.

O Clima

O clima temperado é o predominante na Alemanha. Assim, o país apresenta as quatro estações bem definidas, com verões quentes e invernos geralmente com neve e temperaturas negativas. 

A Língua

Embora a língua oficial do país seja o alemão, outras línguas minoritárias no país como o dinamarquês, sorábio, romani e o frísio também são reconhecidas.

A Alemanha é o país europeu que mais apresenta imigrantes e também que abriga refugiados. Assim, o turco, polonês, as línguas dos Bálcãs e o russo são línguas muito faladas no país. 

Além disso, o país apresenta milhares de dialetos que existem por vezes em somente uma cidade ou outra ou então que só são vistos em vilas/aldeias.

Como morar na Alemanha

1. Identificar seu tipo de visto

Se você pretende morar no país por menos de 90 dias, para fazer um curso rápido, por exemplo, não precisa tirar visto, já que a Alemanha participa do Tratado de Schengen. Por outro lado, caso você tenha cidadania europeia, não precisará de visto.

Mas, se nenhuma dessas situações é a sua, você precisa se enquadrar em uma das especificidades abaixo:

Estando dentro de um destes setores, você precisará requisitar seu visto ainda aqui no Brasil para evitar possíveis problemas. De forma geral, os documentos necessários são:

  • Passaporte válido (que ultrapasse 3 meses do período previsto)
  • Foto 45mm x 35mm (tipo passe)
  • Seguro de Saúde
  • Comprovante de recursos financeiros

Além disso, você também deverá preencher os seguintes formulários:

2. Processo de Moradia

Após completar a etapa anterior, você deve dar entrada em seu processo de moradia, chamado Bürgerant, para comprovar que você terá um local para ficar e uma renda que te sustente no país.

Imigrantes que receberão compensações financeiras deverão também pagar impostos, além de se registrarem na Repartição de Finanças, conhecida como Finanzämter. 

3. Imigração 

Finalmente, após concluir todas as etapas citadas acima, o cidadão deverá passar pela imigração, ou em alemão: Ausländerbehöder.

O custo do visto é pago em reais e o valor depende da cotação do euro do dia, por ter que equivaler a €60,00, e é um valor único. O prazo para a emissão do documento pode variar entre duas a doze semanas.

Ficou com alguma dúvida? Então basta clicar aqui e ir ao site da embaixada alemã! Nos conte aqui em baixo, já havia pensado em morar no país?

Saiba como morar em outros países do mundo clicando aqui.

Fonte: Passaporte Alemão

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Quem Somos

“Somos um site pra você chamar de seu.

O Meu Intercambio é o seu lugar de saber mais sobre a vida no exterior e também compartilhar vivências da sua viagem.

Torne o seu sonho realidade e viva sem fronteiras.”