Confira as cidades com mais brasileiros no exterior

Há muitos anos os brasileiros que saíam do Brasil iam principalmente para os Estados Unidos e Japão em busca de melhores oportunidade para recomeçar a vida . Atualmente, muitos novos países têm aparecido na lista e hoje vamos te contar quais as cidades com mais brasileiros no exterior.

Cidades com mais brasileiros no exterior: são muitos brasileiros pelo mundo

Segundo dados do Itamaraty, 3.083.255 brasileiros viviam fora do país em 2015. Os dados são um ponto de referência, mas é impossível saber o número exato, já que alguns brasileiros não fazem a saída definitiva do Brasil, ou passam apenas alguns meses no exterior.

O número de brasileiros que viajam sem visto também não é contabilizado (os que moram de forma ilegal no exterior). O Governo Brasileiro só sabe com exatidão o número de brasileiros que morar no exterior pelo cadastro nos Consulados do Brasil em diversos países do mundo, porém, o número pode ser muito superior.

Os Estados Unidos da América ainda é o destino preferido dos brasileiros que vão morar fora do país, por conta das boas oportunidades de emprego, segurança, qualidade de vida, idioma e do estilo de vida. Cerca de 1,4 milhão de brasileiros vivem nos Estados Unidos, sendo a maior concentração de brasileiros que moram fora do país. Cinco estados norte-americanos reúnem 63% dos brasileiros no país: Flórida, Califórnia, Massachusetts, Nova York e Nova Jersey.

Trabalhar no exterior: saiba como é, se vale a pena e como conseguir.

Cidades com mais brasileiros no exterior: EUA lidera a lista

É difícil encontrar dados exatos do número de pessoas estrangeiras que vivem em cada cidade no mundo. Entretanto, fizemos uma pesquisa e reunimos os dados mais atualizados com as cidades com mais brasileiros no exterior. Confira a seguir:

Boston – Estados Unidos

Na região da Grande Boston, nos Estados Unidos, estima-se que cerca de 350 mil brasileiros morem, segundo dados do Itamaraty. A maioria dos brasileiros se concentram em cidades menores e próximas de Boston, como Framinghan e Everett.

Estado da Flórida – Estados Unidos

O estado da Flórida é um do que mais possuem brasileiros entre a sua população residente. Cerca de 22% da população brasileira que mora nos Estados Unidos está na Flórida.

Cidades como Loch Lomond, Avalon, Mexico Beach e Deerfiel, na Flórida possuem muitos brasileiros residentes. Em Loch Lomond, 14,9% da população da cidade é composta por moradores brasileiros.

Além disso, no condado de Broward, que tem a cidade de Fort Lauderdale como a mais populosa, estima-se que 18.116 brasileiros residam. Em Palm Beach, a população brasileira estimada pelo governo americano é de 8.877.

Miami – Estados Unidos

Já na cidade de Miami, na Flórida são aproximadamente 300 mil brasileiros cadastrados no Consulado do Brasil. A quantidade engloba as cidades menores em volta de Miami e que o Consulado do Brasil em Miami é o mais próximo.

Cidades no Japão

As cidades com mais brasileiros no Japão são:

  • Tóquio;
  • Nagóia;
  • Hamamatsu;
  • Oizumi;
  • Shizuoka;
  • Gifu;
  • Saitama.

A escolha pelo Japão se dá principalmente pela origem familiar. Muitos descendentes de imigrantes japoneses escolhem morar no Japão e morar em definitivo no país. O país também oferece boas ofertas de emprego e bons salários.

Empregabilidade e salários para quem estudou no exterior: saiba como aumentam.

Toronto – Canadá

Mais de 85 mil brasileiros são cadastrados no Consulado de Toronto, no Canadá. Os brasileiros vivem na cidade de Toronto e na sua região metropolitana. A região tem a maior concentração de brasileiros no Canadá.

Lisboa, Faro, Setúbal – Portugal

Estima-se que cerca de 68,6% de brasileiros se concentrem em apenas 3 cidades de Portugal: Lisboa, Faro, Setúbal. A capital Lisboa e Cascais, bem ao lado, possuem uma grande quantidade de brasileiros residentes.

Mais no sul ainda estão as cidades de Setúbal e Faro, no Algarve. A população brasileira no sul de Portugal opta pela região por conta do clima mais ameno, com mais dias de sol no ano e invernos menos rigorosos e bem menos chuvosos que o norte do país. Além disso, as belas praias do Algarve são um chamariz para os brasileiros.

Continentes com mais brasileiros no exterior

Confira a lista dos continentes e regiões onde os brasileiros vivem no exterior:

  • América do Norte: 48%;
  • Europa: 24%;
  • América do Sul: 17%;
  • Ásia: 6%;
  • Oriente Médio: 2%.

Fonte: Itamaraty.

Leia também: 91% dos brasileiros têm vontade de deixar o país para trabalhar no exterior.

Países com mais brasileiros no exterior

Veja a lista dos países com mais brasileiros no exterior:

  1. Estados Unidos: 1,4 milhão;
  2. Paraguai: 332 mil;
  3. Japão: 170 mil;
  4. Reino Unido: 120 mil;
  5. Portugal: 116 mil;
  6. Canadá: 109 mil;
  7. Itália: 106 mil;
  8. Espanha: 100 mil.

Os brasileiros em Portugal representam cerca de 21% dos imigrantes residentes no país, segundo dados do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras). Atualmente, são mais de 12 mil alunos brasileiros estão estudando em Portugal, nos mais diferentes níveis de ensino (Graduação, Mestrado, Doutorado).

Imigrantes mais qualificados deixam o Brasil

Há uma população mais qualificada deixando o Brasil e buscando novas oportunidades de vida no exterior e mais segurança. Profissionais qualificados têm ido atrás de um recomeço no exterior com toda a família.

O Canadá também tem sido o destino escolhido por muitos brasileiros qualificados que vão no morar no exterior. O número de concessões de visto para residência permanente para brasileiros cresceu 128% nos dois últimos anos, de acordo com dados da imigração do país.

O Itamaraty estima que cerca de 109 mil brasileiros morem no Canadá, atualmente.

Países de primeiro mundo: o que é o conceito e quais países fazem parte.

Brasileiros que votam no exterior

Também é possível ter uma base de dados das cidades com mais brasileiros no exterior, pelas eleições brasileiras. Nas eleições de 2018, foram 500.727 brasileiros que estavam aptos a votar no exterior (maiores de 18 anos, com título de eleitor transferido para o exterior e situação regular). Ao todo brasileiros votaram em 99 países.

Confira a lista das cidades com mais brasileiros votantes nas Eleições de 2018

  1. Boston (Estados Unidos):  35.044 eleitores brasileiros;
  2. Miami (Estados Unidos): 34.356 eleitores brasileiros;
  3. Tóquio (Japão): 26.092 eleitores brasileiros;
  4. Londres (Reino Unido): 25.917 eleitores brasileiros;
  5. Nagóia (Japão): 24.515 eleitores brasileiros.

Na última eleição Boston superou a cidade de Miami com mais eleitores brasileiros morando fora do país. Em quatro anos, Boston registrou um aumento de 92,7% no número de eleitores brasileiros morando na cidade.

Fonte: TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Cidade com mais brasileiros no exterior que votaram nas Eleições de 2014

  1. Miami (Estados Unidos):  22.294 eleitores brasileiros;
  2. Nova York (Estados Unidos): 21.140 eleitores brasileiros;
  3. Boston (Estados Unidos): 18.181 eleitores brasileiros;
  4. Lisboa (Portugal): 17.286 eleitores brasileiros;
  5. Londres (Reino Unido): 16.926 eleitores brasileiros.

Fonte: TRE.

*Matéria originalmente postada por:eurodicas

Deixe uma resposta