Estudar Fora

Saiba como estudar no Japão

Daniella Magalhães
Escrito por Daniella Magalhães em 27 de março de 2020

こんにちは (Kon’nichiwa!, ou, olá)! Quer saber o que precisa fazer para estudar no Japão? O Meu Intercâmbio veio te mostrar como:

Se você sonha em estudar em um país lotado de cultura, com uma língua totalmente única, o país dos animes e samurais, esse local é o Japão!

O Japão

Formado por 6852 ilhas, o Japão é um arquipélago que fica no Oceano Pacífico e tem 377,915 km² de extensão. É o 10° país mais populoso do mundo, com cerca de 128 milhões de habitantes.

O Japão é muito conhecido por sua cultura, educação e saúde, entre outros aspectos. Mas, o país vem se tornando cada vez mais conhecido também entre as pessoas que se interessam por animes e mangás, além da cultura pop japonesa. 

Sendo assim, vários desses motivos levam o Japão a ser escolhido por muitos estudantes para cursar sua graduação, pós, mestrado, entre outros cursos mais específicos. Descubra abaixo o que você precisa para estudar no país!

Primeiros Passos

Antes que mostremos o passo-a-passo, algumas perguntas devem ser respondidas, para que você não tenha trabalho desnecessário!

Primeiramente: seu curso de escolha tem menos de 90 dias de duração? Então você não precisa de visto para estudar no Japão! 

Segundamente: seu curso de escolha tem mais de 90 dias de duração? Então você precisa de um visto! Mas calma, antes de solicitar o documento, existem outros pontos a serem discutidos, okay? Vamos a eles: 

Passo a passo para estudar no Japão

  1. Para solicitar o seu visto, você já deve ter sido aceitx pela sua universidade. Esse ponto é muito importante, já que você precisará apresentar o documento que comprova o motivo da sua estadia no Japão. Lembre desse ponto, retornaremos a ele mais tarde! 
  2. Comprovação em mãos, e agora? Solicitar o visto, mas muita atenção: o visto deve ser solicitado no Brasil. 
  3. Você pode obter o visto por duas formas: indo diretamente a embaixada ou consulado japonês mais próximos de você – você encontra a lista de locais aqui; ou, entrando em contato com a sua universidade de escolha. As universidades geralmente auxiliam seus alunos nesse processo.

Certificado de Elegibilidade

Se lembra do documento super importante que dissemos para não esquecer? Então, chegamos ao dito cujo! 

O Certificado de Elegibilidade é exatamente o documento que você deve solicitar a instituição na qual você vai estudar, para comprovar os motivos de sua estadia no Japão. 

O documento é na verdade um formulário, que será emitido pelo Ministério da Justiça do Japão. Com ele, o processo de requisição do visto fica muito mais fácil! 

Documentos para estudar no Japão 

Por fim, depois de todas essas informações, aqui estão os documentos necessários para solicitar seu visto estudantil do Japão: 

  • Passaporte válido até o final da duração do curso; 
  • Prova de fundos suficientes para bancar toda a sua estadia no país; 
  • Certificado de Elegibilidade. 

Viu só? Parece bastante coisa, mas no final nem é tão difícil! As informações foram tiradas do site Hotcourses. 

Para dicas sobre morar e estudar fora, clique aqui! 

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Quem Somos

“Somos um site pra você chamar de seu.

O Meu Intercambio é o seu lugar de saber mais sobre a vida no exterior e também compartilhar vivências da sua viagem.

Torne o seu sonho realidade e viva sem fronteiras.”