Saiba o que é preciso para estudar na França

O país que é famoso por chamar atenção para seus pontos turísticos, também pode ser o ideal para você fazer uma graduação. Por isso você vai aprender o que é preciso para estudar na França.

Se você sonha em conhecer a Torre Eiffel, o Museu do Louvre, a Catedral de Notre Dame e ainda sonha em ter uma graduação no exterior, não precisa se desesperar, o Meu Intercâmbio traz as dicas pra você.

Como estudar na França?

Para fazer uma graduação na França é necessário ter o Ensino Médio Completo e conhecer bem a língua francesa. É importante ter sido aprovado em um vestibular no Brasil, não importa se foi para faculdade pública ou particular, mas ela deve ser reconhecida pelo MEC. 

O curso escolhido na França deve ser da mesma área de estudo do vestibular realizado no país de origem. O tempo de faculdade na França é diferente dos quatro anos do Brasil. Geralmente os cursos possuem duração de três anos. 

Confira a documentação necessária

  •  Certificado de conclusão do Ensino Médio;
  • Histórico de notas;
  • Certidão de nascimento;
  • Diploma de proficiência no francês (geralmente o nível exigido é o B2, mas existem algumas faculdades que pedem o C1. Por isso, antes de se candidatar, é de extrema importância perguntar qual o nível mínimo exigido). Para a língua francesa existem o DALF, DELF e TCF;
  • Cópia do passaporte válido;
  • Todos os documentos devem ser apostilados e traduzidos, com tradução juramentada.

Com a documentação em mãos, todos os documentos precisam ser apostilados (receber selo ou carimbo emitido pelas autoridades competentes para ser colocado no documento) e depois deve ser feita a tradução juramentada (tradução dos documentos realizada por um tradutor público.

Em seguida, a candidatura deve ser feita no site Campus France. Se o estudante for aprovado, pode ser necessário o envio de outros documentos.

Organizando as finanças na França

As faculdades públicas da França não são gratuitas, geralmente cobram um valor acessível de acordo com o estipulado por cada faculdade.

É preciso comprovar que você tem fundos para morar por um ano no país. O valor mínimo estabelecido pelo governo Francês é de  € 615 por mês. Toda a questão sobre dinheiro para se manter no país deve ser comprovada durante a entrevista.

Se liga na dica: No site Campus France você também consegue acompanhar o preço dos alimentos de todos os restaurantes universitários.

Aproveite as informações e não esqueça que mesmo se for aprovado para estudar durante três anos, a cada ano deve-se renovar o visto na prefeitura da cidade em que se vive.

Deixe uma resposta