Parlamento Juvenil do MERCOSUL

Já imaginou representar o Brasil durante dois anos em um projeto internacional? O Parlamento Juvenil do MERCOSUL (PJM) está selecionando 27 jovens brasileiros para representar o Brasil de 2018 a 2020. As inscrições vão até o dia nove de setembro.

O projeto desenvolvido pelo o Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (IIDAC) tem como objetivo favorecer e promover o protagonismo juvenil, abrindo espaço para diálogos e discussões acerca de temas ligados à educação.

Como por exemplo, inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, diversidade de raça, etnia e gênero, integração regional e trabalho. Todas essas questões deverão ser voltadas ao tema principal do programa, “O ensino médio que queremos”.

Pré-requisitos

Pode se candidatar os estudantes matriculados no 1º ou 2º ano do ensino médio regular, ou do ensino técnico integrado ao ensino médio das escolas públicas do Brasil (tanto da Rede Estadual quanto da Rede Federal de Educação Profissional, Científica).

É necessário que o candidato tenha boa atuação escolar, ou seja, boa frequência, tenha boa conduta e bom rendimento escolar. Além de, ter a capacidade de conviver com jovens de diferentes culturas e crenças religiosas.

O estudante também terá que ter disponibilidade e a autorização dos responsáveis legais,para realizar viagens nacionais e internacionais (acompanhados pelo MEC e seus parceiros).

O Projeto

Para participar da seleção o estudante deverá elaborar um projeto com o auxílio de um orientador (professor), que analise a realidade da escola e do país do candidato.

A proposta que será apresentada deverá ter como objetivo sugerir ações que estimulem a participação juvenil no ambiente escolar.

E também, que priorize o desenvolvimento de um trabalho coletivo e cooperativo, para que a instituição de ensino seja um lugar democrático, onde os jovens tenham voz.

Todas os projetos deverão abordar as necessidades e anseios comuns ao países pertencentes ao MERCOSUL .

Inscrições para o Parlamento Juvenil do MERCOSUL

www.mercosur.int

Para realizar a inscrição os alunos interessados deverão enviar para o e-mail ai@mec.gov.br os seguintes documentos:

• Formulário de inscrição – disponível para download em www.pjm.mec.gov.br (formato word);
• Projeto de autoria própria com orientação de um professor – assinado por ambos (em pdf);
• Carta de recomendação do professor, assinada e digitalizada (em pdf), e
• Termo de ciência e autorização (disponível aqui) assinado pelos pais e digitalizado (em pdf).

*A participação é totalmente gratuita e não exige o pagamento de taxas de inscrição.

Os candidatos também deveram enviar:

• Cópia do documento de identidade (RG);
• Cópia do CPF;
• Autorização de cessão de imagem e som e propriedade intelectual (o modelo também está disponível no site do PJM), assinada pelo estudante ou pelo responsável, caso o candidato tenha menos de 18 anos, e
• Comprovante de matricula da Instituição sobre a atuação regular do estudante.

Após essa etapa terá a votação eletrônica que acontecerá por meio da página do PJM, , no período de 19 a 23 de novembro de 2018.

As instruções para a realização da votação eletrônica estarão disponíveis no site até o início das candidaturas.

Para mais informações acesse pjm.mec.gov.br.

 

 

Deixe uma resposta