HEA: Bolsa de Estudos na Irlanda para estrangeiros

CCom uma cultura muito rica e duas línguas oficiais, a Irlanda oferece bolsas de estudo para estudantes internacionais pela HEA. Vem conferir!

A Irlanda é a “irmã” da Irlanda do Norte, mas não pertence ao Reino Unido. Com três línguas oficiais, o Irlandês, Celta e o Inglês. Porém, mesmo que o irlandês seja obrigatório no país, a língua inglesa é a mais falada. 

O programa Higher Education Authority (HEA) é o órgão estatutário de planejamento e desenvolvimento do ensino superior e da pesquisa na Irlanda. Assim sendo, busca dar oportunidades para estudantes de todo o mundo de estudar no país. Quer saber mais sobre ele? Nós explicamos abaixo para você:

Bolsas de Estudos na Irlanda 

De acordo com a descrição no edital, a internacionalização do ensino superior irlandês (HEA) é um elemento essencial na entrega de uma experiência de ensino, aprendizagem e pesquisa de qualidade para estudantes e funcionários e para construir engajamento internacional para o setor (de ensino).

O HEA fornece bolsas de estudo na Irlanda com duração de um ano, sendo que é um programa que ocorre anualmente, assim dando oportunidades a mais pessoas. 

De acordo com o edital, os alunos serão escolhidos de acordo com uma série de requisitos, os quais mencionaremos mais tarde. Além das bolsas, os estudantes terão a isenção total de taxas da Universidade escolhida.

Embora o edital do programa tenha dito que por volta de 60 bolsas serão dadas, este número pode ser menor ou maior. Ele informa que cada estudante receberá o valor de 10 mil euros, para custear sua estadia, ou seja, moradia e custos do dia a dia. Esse valor será pago em duas parcelas de 5 mil euros.

Quais são os requisitos da bolsa?

As bolsas podem se aplicar a(o):

  • último ano de um curso de graduação;
  • um ano de um programa de mestrado ministrado ou um ano de um programa de pesquisa (ou seja, um ano de dois anos) de mestres de pesquisa ou um programa de doutorado de 3 a 4 anos.

Mas fique atentx: se você é de algum dos países desta lista, não poderá aplicar para o programa.

As bolsas servem para todos os tipos de cursos, contanto que estejam disponíveis. Além disso, é informado que o HEA fará o máximo para que as bolsas oferecidas tenham igualdade de gênero.

O que acontece depois?

O edital informa que devido a enorme procura pelas bolsas, não será possível dar feedbacks aos resultados negativos.

No entanto, se o seu resultado for positivo, fique atento pois suas aulas começarão em setembro/outubro de 2020. Além disso, também preste atenção às notificações que pode receber, visto que eventos de boas-vindas também podem ser feitos nesse período.

Requisitos dos candidatos do HEA

O edital especifica os requisitos analisados dos candidatos, ou seja, o que eles precisam ter para serem escolhidos:

  • Possuir excelência (academicamente, pessoalmente, profissionalmente, criativamente);
  • Excelentes habilidades de comunicação;
  • Atividades extracurriculares (por exemplo: trabalho humanitário; política local, nacional, internacional; artes; esportes);
  • Possuir uma forte justificativa para prosseguir seus estudos na Irlanda, indicando como um GOI-IES se encaixa em seus objetivos de longo prazo.

De acordo com o edital, as applictions apresentam “etapas” de avaliação com um total de 100 pontos. Sendo assim, elas devem conter:

  • Qualificações acadêmicas, realizações e / ou experiência profissional (40 pontos)
  • Declaração pessoal (consulte o perfil do candidato). Os candidatos serão necessário para demonstrar:

  1. o benefício de se tornar um bolsista do GOI-IES; para eles mesmos (pessoal e profissional), para a Irlanda, bem como seu país de origem. (15 pontos);
  2. Como eles se estenderão além de seus projetos / estudos e vão  envolver-se ativamente na sociedade irlandesa, a fim de maximizar sua experiência de intercâmbio acadêmico / cultural e para aumentar conhecimento do regime GOI-IES na Irlanda e fora dela (15 pontos);
  3. até que ponto eles têm interesse a longo prazo na Irlanda e como eles promoverão os vínculos com a Irlanda durante seu tempo como bolsistas e também como ex-alunos (15 pontos);
  4. duas referências enviadas pelo portal de aplicativos on-line (observe que o HEA não pode aceitar referências enviadas por email ou outras fontes fora do portal de inscrição on-line) (15 pontos).

Somente os candidatos que tiverem um mínimo de 60 pontos serão considerados para a bolsa. 

A inscrição deve ser feita por este link no site, até o dia 27 de Março, às 17 horas, no horário da Irlanda. O HEA irá avisar aos candidatos que tiverem sucesso até o dia 1° de junho.

Se interessou? Para mais informações, aqui está o edital. 

Quer saber mais sobre fazer intercâmbio na Irlanda? Então clique aqui!

Deixe uma resposta