Estudar Fora

Como utilizar sua nota do ENEM para estudar no Exterior

Daniella Magalhães
Escrito por Daniella Magalhães em 20 de abril de 2020

Sabia que você pode usar sua nota do ENEM para estudar no Exterior? O Meu Intercâmbio te conta como, e aonde ela é aceita!

Como usar sua nota do ENEM para estudar no exterior

O sonho de estudar no exterior parece longe? Não se preocupe, o MI te mostra como usar sua nota do ENEM para se graduar lá fora!

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) acontece anualmente e é a porta de entrada para a maioria das universidades brasileiras. Embora muitas pessoas não saibam, a nota do exame também pode ser utilizada como parte do processo seletivo de muitas instituições estrangeiras.

É importante frisar que cada instituição apresenta uma forma diferente de lidar com o aceite da prova, podendo variar também de acordo com o curso de escolha. Então, não deixe de conferir o site de cada umas universidades que você tem interesse, para saber de todos os documentos obrigatórios e prazos instituídos.

Portugal

O sistema de pontuação de Portugal é diferente do brasileiro, por isso eles aconselham a sempre procurar um conversor de pontos para saber se você pode se aplicar às instituições portuguesas ou não. Mesmo assim, a pontuação mínima necessária é de 120 pontos portugueses, o que corresponderia a 600 pontos no ENEM.

A Universidade de Coimbra, Lisboa e do Algarve, por exemplo, aceitam a nota do Enem como processo seletivo. Infelizmente a parceria do  governo brasileiro não permite a transferência de recursos ou financiamento estudantil

ENEM no Reino Unido

As Universidades de Kingston, Bristol e Oxford na Inglaterra também aceitam a nota do ENEM como forma de ingresso para estas instituições. Mas, diferente das universidades portuguesas, as britânicas também exigem outros documentos como um exame de proficiência da língua inglesa, para assegurar que você será capaz de acompanhar as aulas, além de histórico escolar e atividades extracurriculares.

Estados Unidos

Uma das universidades mais famosas dos Estados Unidos, a NYU (New York University) aceita desde o ano passado a nota do Exame Nacional de Ensino Médio. A instituição criou um projeto de equivalência de provas internacionais intitulado Text Flex Policy, por acreditarem que a maioria dos estrangeiros que aplicam para estudar na Universidade não terão o preparo para fazer os SATs, por ser um sistema unicamente americano. 

Dicas

Então, agora que você já sabe que sua educação no Brasil pode te fazer cursar seus estudos no exterior, já decidiu seu destino? Nossa dica é sempre olhar no site das instituições do seu interesse, e se eles têm alguma área para estudantes estrangeiros! Geralmente as informações que podem te auxiliar no processo para estudar na Universidade encontram-se lá!

Fonte: Guia do Estudante

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Quem Somos

“Somos um site pra você chamar de seu.

O Meu Intercambio é o seu lugar de saber mais sobre a vida no exterior e também compartilhar vivências da sua viagem.

Torne o seu sonho realidade e viva sem fronteiras.”