Estudar Fora

5 Universidades que aceitam a nota do ENEM

Gabrielly Damasceno Araujo
Escrito por Gabrielly Damasceno Araujo em 29 de maio de 2020

Você sabia que o Enem pode te abrir portas em outros países? Caso ainda não saiba, acompanhe nossa matéria que vamos listar 5 Universidades estrangeiras que utilizam a sua nota para você estudar fora. É só rolar pra baixo e não deixar de conferir!

1 Universidade do Porto

Localizada em Portugal, a U.Porto está entre as melhores Universidades públicas da Europa. Para conseguir ingressar, você deve tirar uma boa nota no ENEM (pelo menos 650 pontos) e ter concluído o Ensino Médio. Apesar de ser uma Universidade pública, ela não é gratuita, então você vai gastar mais ou menos 3.000 euros a 8.000 euros. Os cursos que aceitam a nota, são:

Arquitetura, Artes Plásticas, Biologia, Ciências de Computadores, Ciências de Engenharia, Física, Geologia, Matemática, Química, Direito, Engenharia Civil, Arqueologia, Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria, Multimídia, Estudos Portugueses, Filosofia, Geografia, Línguas Aplicadas, Sociologia, Psicologia, Ciências do Meio Aquático e Engenharia Mecânica.

Para saber como se inscrever, é só você acessar: https://sigarra.up.pt/up/pt/web_base.gera_pagina?p_pagina=ACESSO-LMI-ESTUDANTES-INTERNACIONAIS. Lá eles te ensinam passo a passo para completar sua candidatura e os requisitos.

2 Universidade de Coimbra

Também localizada em Portugal, a Universidade de Coimbra é bastante requisitada e conhecida pelos estrangeiros. Com nota mínima de 120 pontos pelo ENEM na escala portuguesa (ao que vale 600 pontos aqui no Brasil), ela aceita estudantes brasileiros que fizerem a prova em 2020 ou que o tenham feito nos 3 anos anteriores (2019, 2018 ou 2017) e que tenham diploma do Ensino Médio.

Para saber se sua nota é suficiente para ingressar na área do seu interesse, basta acessar: https://www.uc.pt/brasil/graduacao/enem/notas-enem. No site, eles explicam bem detalhado o cálculo e como fazer a inscrição.

3 Universidade de Aveiro

Mais uma Universidade europeia que aceita sua nota do ENEM. A Aveiro segue a mesma regra das outras instituições, disponibilizando cursos de mestrado e mestrado integrado. O custo para estudantes internacionais, varia entre 4000€ e 5500€, podendo ser parcelado em até 10 prestações.

Entretanto, A Universidade de Aveiro atribui um incentivo a todos os estudantes internacionais cuja nota de candidatura seja igual ou superior a 15 valores. A atribuição desse incentivo traduz-se na redução do valor da anuidade a pagar pelo estudante internacional para o valor da anuidade do estudante nacional (aguarda definição para 2020/2021).

Para entender melhor como funciona a bolsa parcial e conhecer um pouco sobre a Universidade, acesse: https://www.ua.pt/pt/internacional-bolsas

4 Universidade de Lisboa

A maior Universidade de Portugal e uma das melhores do país, também aceita a sua nota do ENEM para os cursos de graduação/licenciatura. O processo de candidatura ocorre 100% online, e são mais de 40 cursos oferecidos pela instituição. Os preços variam muito do tipo de curso/área que você irá seguir, mas todos cobram taxa de candidatura e a propina (referente ao valor do curso). Para entender melhor e saber como funciona, vamos deixar esse link: https://www.eurodicas.com.br/enem-na-universidade-de-lisboa/. Nesse site, eles detalham tudo que você precisa saber sobre a inscrição, custo e cursos.

5 Universidade de Madeira

Sendo também uma Universidade portuguesa, ela segue da mesma forma as exigências das outras Universidades. A taxa de candidatura é em cerca de 20 euros (mais barato do que na Universidade de Lisboa), e a propina (repetindo, é o valor da mensalidade) varia entre 4000 euros. O link para acesso a faculdade é: http://internacionais.uma.pt/. Lá, você consegue saber os requisitos para tá ingressando.

Vale ressaltar, que em Portugal, a graduação pra eles é Licenciatura. Já Mestrado e Doutorado é como se fosse pós-graduação junto com Mestrado e Doutorado aqui no Brasil. Então, não estranhe se você ver Licenciatura ao invés de Graduação. Outra coisa, é que todas as Universidades são públicas, porém você paga uma propina de acordo com o curso escolhido.

Se você quer saber de outros países que aceitam a nota do ENEM, acesse mais uma matéria nossa aqui. Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que teremos o prazer em ajudar. Até a próxima pauta pessoal

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Quem Somos

“Somos um site pra você chamar de seu.

O Meu Intercambio é o seu lugar de saber mais sobre a vida no exterior e também compartilhar vivências da sua viagem.

Torne o seu sonho realidade e viva sem fronteiras.”