Estudar Fora

10 Testes de inglês ao redor do mundo

Gabrielly Damasceno Araujo
Escrito por Gabrielly Damasceno Araujo em 5 de junho de 2020

Calma, nem toda oportunidade de estudar fora vai exigir uma prova, mas é sempre bom está preparado e conhecer como esses teste funcionam, não é mesmo? Pensando nisso, escrevemos essa matéria com os principais testes de inglês. É só rolar pra baixo e conferir o qual se encaixa melhor pra você.

1 – TOEFL

Com certeza você já deve ter visto essa palavrinha nas suas pesquisas sobre estudar fora, certo? TOEFL nada mais é do que o teste de proficiência em inglês mais respeitado e aceito no mundo inteiro. Com ele, as chances de você ser admitido em qualquer trabalho, oportunidade de estudos, morar fora, são de 99%. Esse exame serve para avaliar sua capacidade de escrever e falar em inglês, sem ser nativo da língua.

Para fazer a prova, você vai acessar: https://www.ets.org/. Por conta da pandemia pelo covid-19, eles estão atualizando as datas das inscrições para as provas, então fique de olho para não perder essa oportunidade.

2 IELTS

O IELTS segue o mesmo padrão de importância do TOEFL. Através desse exame, você fica com uma qualificação de inglês reconhecida pelo mundo todo. Caso você não consiga uma nota alta, suas chances de perder aquela vaga na Universidade no exterior são altas. Por isso, tem que estudar bastante pra passar, pois a prova é dividida em 4 categorias: Listening (o quanto você consegue ouvir em inglês); Reading (o quanto você consegue ler em inglês); Writing (o quanto você consegue escrever em inglês) e o Speaking (o quanto você consegue falar em inglês).

Ah, então qual é a diferença entre a IELTS e a TOELF? A grosso modo, TOELF seria um teste de inglês voltado para os negócios/trabalho. Já o IELTS é mais voltado para o mundo acadêmico. Ambos são muito aceitos e possuem bastante reconhecimento, então você pode optar por fazer apenas um deles.

Para efetivar sua inscrição no exame IELTS, você faz online pelo: https://www.britishcouncil.org.br/. A realização da prova, os valores, datas, tudo isso você encontra no mesmo site.

3 PTE

Usado por algumas Universidades estrangeiras, o exame PTE é totalmente flexível e feito em computador. É uma prova que também tem o intuito de avaliar o inglês de quem não é nativo, e é dividido por Speaking e Writing, depois por Reading e por último é o Listening.

Para se preparar para o exame e realiza-la, você vai entrar no: https://pearsonpte.com/. É só entrar e já agendar sua prova!

4 – FCE, CAE E CPE

Essas 3 nomenclaturas fazem partes dos exames da Universidade de Cambridge. São testes de proficiência em inglês desenvolvidos para estudar fora ou até mesmo conseguir um bom trabalho. São mais de 20 mil instituições que acatam os exames, dentre eles, são: Universidade de Londres, Oxford, Sidney, Melbourne, Cambridge, entre outros. Para ajudar você a saber os 3 principais testes de estudos desenvolvido por Cambridge, vamos dividi-los:

FCE – Conhecido agora como B2:First, é o teste de nível intermediário superior. Ele comprova que você está apto para ser independente e que tem um bom conhecimento da língua nativa. Esse exame te proporciona o turismo, estudos, trabalhos, uma vida social sem complicações. O ideal é fazer esse teste primeiro do que qualquer outro, e pode ser em qualquer faixa etária.

CAE – Necessário caso você precise comprovar um alto nível de conhecimento da língua inglesa. Seria um nível a mais do que o FCE. É bom fazer essa prova caso você precise dela para alguma oportunidade de trabalho ou estudos, até mesmo para problemas como imigração.

CPE – É o mais avançado dos outros dois. É destinado para quem tem a fluência mais próxima de um nativo. O tempo da prova é similar com a prova da CAE e segue praticamente o mesmo ritmo, mas sendo mais difícil.

Para a realização dos exames, você faz no próprio site deles: https://www.cambridgeenglish.org/br/exams-and-tests/

5 – DELTA

Essa prova é uma das qualificações avançadas do TOELF/TESOL. É realizada por professores e com reconhecimento mundialmente. Caso você seja um teacher, e queira melhorar/atualizar seu métodos de aulas, é uma ótima opção realizar esse teste. Sem contar, que é de grande prestígio possuir um certificado como esse. Para fazer sua prova, você acessa: https://www.cambridgeenglish.org/br/find-a-centre/find-a-teaching-centre/. Encontre o local que seja mais próximo de você.

6 – TKT

Também é voltado para os professores da língua inglesa e oferecido pela Cambridge. É um certificado que vai dar um salto na sua carreira e te proporcionar ótimas oportunidades de trabalho. Com ele, você consegue um reconhecimento formal e melhorias na sua didática. TKT seria um nível menor do que o DELTA, mas não é menos importante. Para a sua inscrição e saber o valor da prova, acesse: https://www.cambridgeenglish.org/br/teaching-english/teaching-qualifications/tkt/how-to-register/

7 – ISE

O ISE é oferecido pelo Trinity College London, e é usado pelo Reino Unido como fins de visto, admissão escolar, ou migração. Bastante reconhecido internacionalmente, é ótimo para quem vai fazer intercâmbio na Europa.

Por conta da pandemia, os teste foram suspensos, mas você pode antecipar sua inscrição no site deles: https://seltbooking.trinitycollege.co.uk/OEWeb/loadExamDtl.do

8 – DUOLINGO

Ué, como assim o app Duolingo também é um teste? Sim pessoal, além de ser um aplicativo que possibilita o usuário a aprender vários idiomas, o Duolingo também desenvolveu o seu próprio teste de proficiência em inglês. O custo para a realização do exame é bem mais barato do que outros testes (cerca de 230 reais), e a duração da prova também é mais reduzida (cerca de 45 minutos a 1 hora). Assim como os outros exames, o teste Duolingo é aceito por várias universidades.

Você pode fazer a simulação de um teste, é só acessar: https://englishtest.duolingo.com/register. Faça o seu cadastro e descubra qual nota você tiraria.

Aproveite essa quarentena para se inscrever no teste de inglês que seja melhor pra você, e também para praticar bastante a língua inglesa. Aqui no site, separamos cursinhos de inglês que você pode fazer online, para ler, é só clicar aqui. Espero que tenham gostado da matéria, até a próxima pauta pessoal!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Quem Somos

“Somos um site pra você chamar de seu.

O Meu Intercambio é o seu lugar de saber mais sobre a vida no exterior e também compartilhar vivências da sua viagem.

Torne o seu sonho realidade e viva sem fronteiras.”